Usina de Letras
Usina de Letras
200 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Empregada doméstica 2 * -- 04/05/2013 - 23:29 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Empregada doméstica 2 *





Empregada doméstica agora (de acordo com a lei) terá mais direitos. Que bom! Isso possibilitará ao empregador que lhe exija cumprir legalmente os seus deveres.





Com certeza, os dois lados ganham. Mas, com raras exceções, se lhes for adotada a contrapartida legal, muitas trabalhadoras do lar terão, no final de um mês de serviço, mais débitos do que créditos.





Basta computar todos os dispêndios que ocasionam com o seu respeitável trabalho.





Para não as prejudicar muito, vislumbro a hipótese de ter (conforme o tamanho da família) uma diarista semanal; se for muito necessário, duas ou três por semana; porém, pessoas distintas, para não caracterizar vínculo empregatício.





De tudo, ficará uma lição: país subdesenvolvido, minado de corruptos, órfão de: saúde, educação, segurança, transporte, alimentação, habitação, vestuário, higiene, ganancioso por impostos (com uma das taxas mais altas do mundo) querer assumir critérios de nações mais desenvolvidas é quase um absurdo, por que não dizer: um antissenso.





Nada contra as auxiliares domésticas (até homenageadas em meus livros), às quais empenho a maior gratidão. Em meu lar, tive algumas, sempre com carteira profissional assinada e garantidos todos os direitos trabalhistas da época, que só saíram para se casar e exercer ocupação melhor.



* Brasília, DF, 04/05/2013.











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui