Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A TERRA EM EFERVESCÊNCIA -- 07/08/2011 - 13:33 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

As mudanças sociais, políticas e econômicas pelas quais os países passam muitas vezes parecem imperceptíveis a curto prazo, mas num horizonte maior dão a verdadeira dimensão da coisa, provocando profundas transformações não só nas nações em questão mas também em todo o mundo.
É o que está ocorrendo atualmente com o teto da dívida dos Estados Unidos, cujo embate entre Democratas e Republicanos mostra a fragilidade política e econômica da maior potência mundial. Uma fragilidade que não vem de hoje mas parece a cada dia mais visível. O problema parece ter se originado no mandato de George H. W. Bush (89-93), o Bush pai, quando da 1ª guerra do Iraque, e foi se agravando após os ataques de 11 de setembro de 2001 com os altos custos da Guerra do Afeganistão e do Iraque, promovidas pelo George W. Bush (2001-2009), o Bush filho. A crise de 2008 só foi possível porque a economia americana vivia uma situação completamente fora da realidade, com um endividamento crescente e insustentável. Os EUA ainda são uma potência mundial e assim devem continuar por um bom tempo, mas uma potência em declínio, cuja moeda aos poucos vai perdendo valor para outras até pouco tempo sem importância alguma. Aliás, o rebaixamento histórico da nota de Crédito pela agência de risco S&P é a mais incontestável prova dessa fragilidade. Nem os americanos estão confiando em si mesmos.
Mas não é só os Estados Unidos que estão passando por grandes transformações. O Oriente Médio e o norte da África vêm sofrendo uma onda de protestos e revoltas populares por democracia e liberdade nunca visto. Tais ondas de revoltas vão mudar profundamente a sociedade desses países, embora uns mais outros menos. Mesmo naqueles onde a repressão é brutal as mudanças são inevitáveis. Quando um povo se põe a sacrificar por algo não há governante capaz de detê-lo. Pode apenas demorar um pouco mais, mas as mudanças inevitavelmente virão. A globalização e a internet podem até ter o seu lado ruim mas espalham o vírus da democracia como uma doença altamente contagiosa.
A corrupção, o autoritarismo e a perpetuação no poder levou a população a perder a crença nesses governantes, ainda mais com o desemprego em alta e o preço elevado dos alimentos. Tudo isso junto foi o estopim para esta onda de revoltas que começou tímida mas está tomando proporções inimagináveis e cujo fim é imprevisível.
A maioria das pessoas, principalmente aquelas envolvidas com esses fatos, não vão perceber essas mudanças nos próximos dois ou três anos, mas em dez anos todos nós seremos de alguma forma afetados por isso, pois o mundo estará vivendo uma nova realidade. E então aquelas mudanças imperceptíveis aos olhos da maioria de nós nos terá afetado de alguma forma.





Ajude o autor, avaliando seus textos. Cliquei abaixo e dê sua nota! Não vai te custar nada.


LEIA TAMBÉM:
A LIBERALIZAÇÃO DAS DROGAS
MITO DA CAVERNA E CRISTIANISMO
NOSSAS VERDADES
INTERMINÁVEL SATISFAÇÃO
FALTA DE PROFUNDIDADE
POR PATES
FRUTOS DA CIÊNCIA
O MONSTRO VORAR
GRANDES PENSAMENTOS(71)
GRANDES PENSAMENTOS(70)
O BRONZEADO E A BUNDA
NOVOS ESCRAVOS
DEMOCRACIA E CULTURA
ACERCA DA SAUDADE
GRANDES PENSAMENTOS(69)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui