Usina de Letras
Usina de Letras
285 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A RESENHA CRÍTICA -- 26/08/2011 - 09:42 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONCEITO E ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA
PARA A ELABORAÇÃO DE UMA RESENHA

João Ferreira
2003

Achei que poderia ser útil para os estudantes universitários ter à mão na Usinadeletras uma ficha resumida sobre rsenha crítica. O texto que se segue é uma recolha de dados que fiz alguns anos atrás para ser usada na elaboração das resenhas informativas ou críticas solicitadas nas disciplinas de Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira nos cursos superiores de Letras. São conceitos fundamentais de orientação metodológica para alunos que não dispõem de recursos bibliográficos.

I. Conceito, finalidade, requisitos básicos da Resenha.

Resenha é essencialmente uma descrição minuciosa, uma enumeração por partes, uma relação pormenorizada de dados.
Temos dois tipos importantes de resenha: a resenha simplesmente informativa e a resenha crítica.
Resenha informativa
1.1.A resenha informativa é aquela que apresenta informações baseada numa síntese centrada sobre as idéias ou dados essenciais da obra. A resenha informativa pode ir desde a estrutura por capítulos, prosseguindo pela descrição temática até aos personagens, linguagem, ideologia, e suporte teórico contidos na obra. Porém, sem um juízo crítico final.
Resenha Crítica
1.2. Por sua vez, a resenha crítica , mais solicitada pela metodologia científica universitária, é:
1.2.1. “A descrição minuciosa e a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito do valor do livro feitos pelo resenhista (MARCONI, Marina de Andrade/LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. 5@ edição revista e ampliada.São Paulo: Editora Atlas, 2001.);
1.2.2.“Um tipo de resumo crítico; contudo mais abrangente. Além de resumir io texto, permitir opiniões e comentários, inclui julgamentos de valor, tais como comparações com outras obras da mesma área do conhecimento, a relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero,etc. (ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 4@ edição. São Paulo: Ed. Atlas, 1999, p. 28);
1.3.3. “Exposição em síntese do assunto tratado[...] Recensão crítica ou simplesmente crítica: a recensão desenvolvida em forma de apreciação da obra”. (SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma Monografia, 6@ ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1979, p. 166).
II. A elaboração da resenha.
Requisitos básicos.
Para um estudante, a elaboração de uma resenha representa um exercício de compreensão e de crítica da obra que lê.
O objetivo que tem um curso ao pedir uma recensão, seja ela informativa ou crítica, é o de treinar o aluno na leitura disciplinada de um livro. A resenha visa, portanto, a apresentação sintética das idéias fundamentais de uma obra.
O resenhista deve apresentar um resumo do livro, e os méritos e deméritos da obra, sem deturpar o pensamento do autor.
Requisitos básicos para a elaboração da resenha
Por isso mesmo, os requisitos básicos para a elaboração de uma resenha são:
a)leitura completa da obra;
b)metodologia de leitura que se atenha às partes essenciais da obra;
c)fidelidade na leitura de tal maneira a traduzir o pensamento do autor.
Em poucas palavras, a resenha informativa é essencialmente leitura, recolha de informação sobre estrutura e conteúdo de uma obra, sendo a resenha crítica tudo isso, mais a avaliação final.

III. Estrutura da Resenha Crítica

A estrutura de uma resenha crítica consiste essencialmente nos seguintes elementos e passos:
I.Referência bibliográfica. Ficha completa do autor(es).Título e subtítulo do livro. Número da edição. Local de impressão, editora, ano, número de páginas. Ilustrações (se as tiver)
II.Credenciais do autor. Algumas poucas linhas sobre o autor e sua autoridade na matéria.
III. Apresentação e análise das idéias principais do livro. Tipo de narrador e linha narrativa. O que é de verdade a obra que você está lendo. Gênero. Estrutura por capítulos ou partes. Intriga. Personagens, com descrição do perfil de cada um. Vocabulário e Linguagem literária. Empréstimos lingüísticos. Ideologia presente na linguagem dos personagens. Valor estético específico e singularizado da obra dentro da escola a que pertence. Intencionalidade artística da obra (com que objetivo o autor escreveu a obra). O que representa a obra no quadro da escola ou do estilo de época em que o autor se insere.
IV.Valor crítico. Mérito da obra pelo lado de sua abordagem, por qualidades de estilo, pelo valor de sua linguagem literária. Originalidade ou não. A obra no quadro da literatura de sua época.Defeitos e qualidades. Conclusões principais tiradas da leitura.


João Ferreira
Brasília 2003
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 3160 vezesFale com o autor