Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62141 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10337)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20020)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140781)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VÃO NOS ILUDIR MAIS UMA VEZ? -- 07/07/2013 - 17:15 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


É difícil prever quais serão de fato os resultados práticos dos últimos protestos na maioria das cidades brasileiras com as mais variadas reivindicações. Quando o tema se resumia ao aumento dos transportes públicos e na melhora desses serviços, houve algum resultado de imediato. Boa parte dos municípios acabaram ou cancelando o aumento ou promovendo algum tipo de redução na tarifa. Todavia, quanto à melhoria dos transportes públicos, isso só será possível avaliar em médio e longo prazo. Por outro lado, não se deve esperar uma melhoria significativa nesses serviços, uma vez que, além dos custos, há uma série de medidas que devem ser tomadas tanto pelas empresas quanto pelo setor público, as quais vão esbarar tanto na má vontade dos empresários quanto dos órgãos públicos para aumentar os gastos. E mesmo que alguma melhora venha a ocorrer, ainda sim está ficará muito aquém dos anseios daqueles que saíram às ruas para reclamar. Agora quanto às demais reivindicações, onde muitas delas dependem tanto dos governos estaduais e federais, e principalmente da Câmara dos Deputados e do Senado, estas serão ainda menos atendidas. Num primeiro momento, a fim de calar as ruas e diminuir os protestos, aquelas reivindicações que não afetam diretamente o bolso e o direito dos parlamentares serão atendidas. Foi o que aconteceu com a PEC 39, os royalties do petróleo para a saúde e educação e o projeto da “cura gay” por exemplo. No caso da “cura gay” e da PEC 39, a população exigia a rejeição das mesmas, o que de fato aconteceu. Por outro lado, os manifestantes e a própria presidenta Dilma queriam 100% dos royalties para a educação e o Congresso acabou aprovando apenas 75%, dando os outros 25% para a saúde, e assim contrariando em parte o clamor das ruas. Isso tudo não passa de uma forma de iludir a população a fim de desviar a atenção do problema mais grave, que é na verdade a questão política e a de representatividade. O abismo que há entre o parlamentar e o povo foi de certa forma um dos combustíveis das manifestações. Dir-se-ia que os nossos representantes vivem num mundo à parte como se não houvesse ligação entre a realidade deles e a de seus eleitores. E isso só pode ser corrigido numa ampla reforma política e eleitoral, onde o eleitor possa dispor de melhores mecanismos para cobrar dos eleitos as promessas de campanhas. E ao que tudo indica é justamente isso que os nossos deputados e senadores não querem de forma alguma. Vão fazer muito discurso, criar uma infinidade de obstáculos e no fim das contas, apresentar uma mudança ou outra sem importância apenas para deixar as coisas continuarem com sempre foram. Talvez, num futuro próximo, o povo tenha de voltar ás ruas. Para o bem do país, esperamos que não.





ENCONTRE-ME TAMBÉM:

NO ORKUT

NO FACEBOOK

TWITTER

NO MEU BLOG







LEIA OUTROS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA:

30 TEXTOS MAIS LIDOS NOS ÚLTIMOS 6 MESES

EGITO PASSA POR NOVA REVOLUÇÃO

A QUEDA DA POPULARIDADE DE DILMA

NA CONTRA MÃO

DILMA OUVE O CLAMOR DAS RUAS

JOAQUIM BARBOSA E A SOPA DE LETRINHAS

O POVO BRASILEIRO ACORDOU

A DEMOCRACIA NÃO ESTÁ EM PERIGO

ABORTO E DEMAGOGIA

A MP DOS PORTOS E OS INTERESSES PARTIDÁRIOS

A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL É A SOLUÇÃO?

A MORTE DE CICLISTAS NO TRÂNSITO

UMA OPORTUNIDADE PERDIDA

O BRASIL E O SEU TALIBÃ

MARCO FELICIANO: UMA TRISTE PIADA

DA POPULARIDADE DA PRESIDENTA DILMA

DE QUEM É A CULPA?

NOVO PAPA:NOSSOS HERMANOS LEVARAM A MELHOR

O MAR DE LAMAS DO PARLAMENTO BRASILEIRO

REPÚDIO AO PASTOR E DEPUTADO MARCO FELICIANO

A MORTE DE HUGO CHÁVEZ

TANCREDO NEVES E HUGO CHAVES

MARINA SILVA E O CAMINHO MAIS FÁCIL

IRÃ, COREIA DO NORTE E A CORRIDA ATÔMICA

RUBENS PAIVA E A FARSA DOS MILITARES

OBAMA PODE ENTRAR PARA A HISTÓRIA

/div>

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui