Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ADRIÃO NETO, UM ESCRITOR INTERNACIONAL -- 17/07/2012 - 14:53 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ADRIÃO NETO, UM ESCRITOR INTERNACIONAL
* Moura Lima

É com grande satisfação que escrevo sobre este livro de Adrião Neto, cuja luminosa trajetória de escritor bem-sucedido eu tenho acompanhado nos últimos 20 anos. E não só o seu triunfo como escritor de sucesso, mas, sobretudo a sua luta como um templário devoto, em prol da divulgação da cultura do Piauí pelo Brasil e mundo afora.
Adrião Neto, escritor vigoroso, de vasta bagagem literária, ergueu-se altaneiro da província, com esforço próprio, para projetar-se pelo país, e agora, com este romance binário –RAMON e JULIANA – torna-se um escritor internacional, sem dever favor a ninguém.
Em sua pureza criadora, RAMON e JULIANA é um romance inovador, de fundo histórico, com uma pontuação dramática tangenciada pelas recordações das viagens, protagonizadas, ora pelo casal, ora apenas pelo personagem principal, por países da Europa e da América do Sul, inclusive pelo Brasil, especialmente pelos Estados do Nordeste, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Fernando de Noronha e pela deslumbrante beleza natural do Delta do Parnaíba, incluindo as magníficas praias do litoral piauiense.
Dentre outros importantes lugares, além de Punareaçu e Porto Belo – terras de Ramon e Juliana – a obra tem como cenário a Cidade Santa de Santiago de Compostela e outros santuários; as cidades históricas de Portugal e do Peru; a encantadora Cordilheira dos Andes, a fantástica Montanha Sagrada, a misteriosa Cidade Perdida dos Incas e vários outros sítios arqueológicos pré-colombianos; as feiras livres, fervilhando de nativos, com suas roupas coloridas, a despertar a curiosidade dos visitantes e o caudaloso Urubamba, a serpentear por sua calha sinuosa, por toda a extensão do Vale Sagrado dos Incas, de indescritível beleza e inestimável valor histórico, cultural, arquitetônico e arqueológico.
A personagem central do romance é um homem angustiado, que vive momentos solitários em um hotel em Portugal, em busca de ser entendido e amado pela amante distante; é um homem antenado com a transformação dos costumes do mundo moderno, que despreza a necessidade de se conformar a padrões tidos e havidos como aceitáveis e recomendáveis pela sociedade.
A figura emblemática do narrador, oscila entre grandeza e auto posse, a cada momento nos propõe parâmetros morais e intelectuais que nos ferem no mais fundo de nossa capacidade de refletir e julgar, levando-nos às certezas da dúvida e à instabilidade psíquica que, na visão pragmática do autor, são peculiares a todo e qualquer ser humano.
A arquitetura verbal do romance é dominada por grande intensidade emocional e psicológica, na eterna contradição entre o ter e o ser.
RAMON e JULIANA é um guia poderoso, que nos obriga a fazer uma viagem turística imaginária, por cenários deslumbrantes da história da civilização, e posso assegurar aos leitores, o percurso é estimulante e inesquecível.
Trata-se, portanto de um romance otimista, capaz de suscitar esperanças. Não uma esperança vazia, neurótica, ou, do penso, logo desisto, que poderia gerar uma fuga existencial. E nas entrelinhas, podemos encontrar uma razão de viver mais profunda e convincente para aderirmos à existência com alegria.
Uma leitura supra-agradável que interessa a todos, notadamente àqueles que apreciam viajar por dentro de um bom livro, que foi esculpido com a argamassa d’alma.

Moura Lima – Romancista, contista, ensaísta, poeta e cronista tocantinense. Membro da Academia Tocantinense de Letras e de outras instituições culturais. É autor de várias obras e um dos escritores mais premiados do país.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui