Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIEDADE -- 14/03/2013 - 08:06 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIEDADE
DE RAMON E JULIANA

Professora Francisca Neponuceno

O maior mérito do livro Ramon e Juliana não é a intertextualidade temática com Romeu e Julieta nem o amor poranga, mas sim a interdisciplinaridade e transdisciplinariedade que a leitura do mesmo possibilita, pois conhecer Portugal, particularidades de seu sistema monárquico, ratifica o que o aluno está estudando em História com as façanhas do Marquês de Pombal, Dom Henrique, o navegador, saber que D. Pedro IV em Portugal é o mesmo D. Pedro I no Brasil entre outros. Em Artes, conhecer os mosteiros, a Torre de Belém, o Aqueduto das Águas Livres, o Teatro Nacional Dona Maria II, um exemplar da arquitetura neoclássica.

O livro nos permite contextualizar uma aula de Literatura sobre o Modernismo Português, quebrando paradigmas, isto é, chamando o personagem Ramon para contar particularidades da vida de Fernando Pessoa quando entra no famoso café situado na Praça do Comércio, de frente para o rio Tejo onde Pessoa escreveu parte de sua obra. A declamação e interpretação da poesia Mar Português, excelente momento para motivar os aprendentes a superar as dificuldades para atingir seus objetivos.

Ramon e Juliana permite ainda transversalizar com geografia, pois durante a leitura um mapa mundi pode ser colocado na sala de aula, marcando-se as coordenadas geográficas por onde os personagens passaram, medindo as distâncias entre os países, cidades, observar as diferenças de fuso horário, clima, etc.

São experiências vividas pelo personagem narrador num gênero textual diferente do livro de História, de Geografia e de Artes. A linguagem é empregada com uma função diferente da informativa, leva o aprendente a desenvolver habilidades como relacionarem diferentes textos, opiniões, temas, inferir em texto, quais são os objetivos de seus produtos, identificar em textos de diferentes gêneros os temas e a interdiscursividade existentes.

É importante se contextualizar o conhecimento numa perspectiva holística, no entanto, deve-se manter a resiliência. Assim, além de conhecimentos sólidos das várias disciplinas, o aprendente exercitará e mostrará competência para estabelecer relações, conexões entre os diferentes tipos de conhecimentos, tendo como tema central de um projeto de Língua Portuguesa, como no livro de Ramon e Juliana, de Adrião Neto.

É uma leitura transdisciplinar, porque possibilita recriar, levando o aprendente à construção de novos conhecimentos e conscientizando-se da existência da singularidade de uma aldeia –Luís Correia, alargando os horizontes além-mar.
Professora Francisca Neponuceno – proferido na solenidade de lançamento do livro Ramon e Juliana, em Floriano, PI.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui