Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->FRAGMENTO HISTÓRICO DO PIAUÍ -- 04/11/2014 - 09:39 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FRAGMENTO HISTÓRICO DO PIAUÍ

Fernando Py

O escritor piauiense Adrião Neto publicou Parangolé (Teresina, 2º edição, 2012). Mesclando história e ficção, retrata o cotidiano dos habitantes do litoral piauiense e a participação do Piauí no movimento separatista de 1822. Na primeira edição do livro, lançada com o título de Eterna Aliança, o autor mostrava apenas a saga dos habitantes do extremo norte do Piauí. Nesta edição, apresenta como principal novidade a valorização do perfil histórico e das características linguísticas, traduzindo o linguajar dos personagens menos cultos para o legítimo nordestinês, a partir mesmo do título: parangolé significa lero-lero, conversa fiada, narração floreada, etc. O marco inicial dessa história é o ano em que os primeiros pescadores se fixaram em Amarração, vindos da região à margem do rio Parnaíba, do Maranhão e do Ceará. Durante o período de gestação, ebulição e efervescência do movimento separatista de 1822, a região se desenvolveu, estendendo-se até o final do período revolucionário, que culminou com a batalha do Jenipapo (1823), das tropas piauienses contra o domínio português. A área territorial em que decorre a ação do livro estende-se da faixa fronteiriça com o Ceará e vai até as margens da Baía de Amarração, à altura das desembocaduras dos rios Portinho e Igaraçu. No entanto, a grande importância do livro está no aproveitamento de lendas e histórias antigas da região, muito bem apanhadas por Adrião Neto, valendo destacar o episódio amoroso da índia Jacira e o caçador branco Mulanga. Como este, vários outros se entrelaçam em meio a relação pura e simples de fatos reais. Além da boa técnica descritiva e narrativa, sabendo organizar admiravelmente a trama, o autor recria a linguagem típica da época – que se reflete na gíria atual – e torna o conjunto, a que denomina “parraromance”, uma preciosa, atraente e necessária fonte histórica e sociológica que certamente há de interessar e encantar pelo seu valor estético. Convém uma leitura integral da obra.

Fernando Py – escritor e jornalista, in Tribuna de Petrópolis, Caderno Lazer, pág. 05, Petrópolis, RJ, 03/10/2014.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui