Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O PT APÓS O PETROLÃO -- 20/06/2016 - 10:25 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Até seis meses atrás parecia bem claro que o PT não sobreviveria ao petrolão, já que o partido estava envolvido num dos maiores escândalos de corrupção da história deste país, sem contar que uma parte considerável da mídia e da oposição aos Governos Lula e Dilma fazem questão de incutir na cabeça da população que o Partido dos Trabalhadores era o único responsável por tudo. Agora porém a coisa está mudando. Embora o ódio ao PT tenha crescido muito nos últimos anos, em muitos casos devido ao seu apoio aos movimentos sociais e à política de distribuição de renda, o que contrariou interesses dos mais ricos e poderosos, os quais mandam de fato nesse país, pois dominam os meios de comunicação e os instrumentos de manipulação das massas, a população começou a perceber que o PT é apenas mais um nesse mar de lamas e que muitos partidos, que até poucos meses acusavam o PT, também praticou os mesmos crimes, mostrando a hipocrisia e todo o lado podre da política. Os erros de uns não exime o dos outros, mas mostra que todos estão juntos, praticando os mesmos crimes, da mesma forma e pelos mesmos interesses. Aliás, dadas as últimas revelações, os esquemas de desvios de dinheiro público para interesses pessoais e partidários começaram bem antes de o PT chegar ao governo. Nestor Serveró, Sérgio Machado e Delcídio do Amaral deixaram bem claro em suas delações premiadas que os esquemas de desvios na Petrobrás e a exigência de propinas em contratos de empresas privadas com órgãos públicos remontam do Governo do ex-presidente Sarney, o qual é acusado por Sérgio Machado de receber propina do petrolão. O envolvimento de toda a cúpula do PMDB, de caciques do PSDB, do Democratas entre outros partidos menores é um alento para o PT; pois agora eles poderão dizer que são todos iguais, farinha do mesmo saco, que estão todos na mesma situação, enfraquecendo a tese de que só o PT é culpado. É obvio que o Partido dos Trabalhadores necessita de uma refundação e de uma acerto de contas com a sociedade. Uma autocrítica, um reconhecimento público de seus erros e medidas para evitar que isso volte a ocorrer é o primeiro passo. A ética não deve ser apenas discurso mas o meio pelo qual o partido possa voltar, a médio e longo prazo, a ser merecedor da confiança e simpatia do eleitor. Ou se faz isso, ou realmente o partido terá o mesmo destino do PFL que, depois de quase desaparecer devido aos escândalos de corrupção aos quais estava envolvido, teve de ser refundado com o nome de Democratas e ainda sim nunca voltou a ter a importância que tivera no passado.


ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
GOOGLE PLUS




LEIA TAMBÉM:
O QUE RESTARÁ APÓS A LAVA A JATO
O PLANO SECRETO
O QUE ESPERAR DO GOVERNO TEMER
QUE PAÍS É ESSE?
O OCASO DA MODERNIDADE
A MELHOR SOLUÇÃO PARA A CRISE POLÍTICA
O QUE HÁ POR TRAS DO IMPEACHMENT DA DILMA
A OPOSIÇÃO NÃO TEM O QUE COMEMORAR
ALGO MUITO ESTRANHO ESTÁ ACONTECENDO
2016 SERÁ UM ANO MELHOR PARA O PAÍS
CUNHA, IMPEACHMENT E A DIFÍCIL ESCOLHA
GRANDES PENSAMENTOS(76)
OUTRAS FORMAS DE DEMONSTRAR AMOR
SÃO OS LOUCOS QUE MUDAM O MUNDO
BRASIL, O PAÍS DA INTOLERÂNCIA?
EXIMINDO-SE DE RESPONSABILIDADES
OS ERROS DOS GOVERNOS LULA E DILMA
O VALOR DA VIDA HOJE
A VERDADE DE NADA
GRANDES PENSAMENTOS(75)
UM LONGO CAMINHO A PERCORRER
GRANDES PENSAMENTOS(74)
GRANDES PENSAMENTOS(73)
O FIM DA PRIMAVERA ÁRABE
A DEMOCRACIA DOS PAÍSES ÁRABES
UMA ILUSÃO
PROCURANDO SER FELIZ


NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui