Usina de Letras
Usina de Letras
288 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reflexões Sobre a Dança da Rumba Porque Te Vás -- 16/11/2013 - 14:32 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Reflexões Sobre a Dança da Rumba Porque Te Vás



A canção chamada Porque Te Vás, de José Luis Perales é uma rumba cigana. Muitos historiadores falam que a rumba cigana surgiu em Cuba, com a junção dos ritmos dos escravos africanos, do flamenco espanhol, dos tambores indígenas e das melodias ciganas.

Existem algumas classificações temáticas de rumbas:

- Rumbas de Saudação á Etnia Cigana: suas letras falam sobre o sofrimento deste povo nômade e o preconceito que viveu, principalmente, durante os anos de perseguição na Idade Média e nas guerras.

- Rumbas de Casamento: suas palavras falam de alegria, felicidade e desejam prosperidade ao novo casal. Elas, geralmente, são tocadas durante as comemorações de matrimônio.

- Rumbas de Declaração de Amor: suas letras servem para o apaixonado confessar seus sentimentos amorosos ao seu objeto de desejo.

- Rumbas de Despedida: suas palavras falam de um amor impossível, onde é necessário dizer adeus por se tratar de uma paixão proibida. Geralmente, os ciganos compunham este tipo de canção quando se interessavam por uma “gadja”, ou, seja uma mulher não cigana.

A música chamada “Porque Te Vás” trata-se de uma rumba de despedida. Ao dançar esta canção, a bailarina usa muitas batidas de saias e manipula um véu grande transparente e colorido. Aqui, as batidas de saias significam semeadura, limpeza de ambiente e coragem apesar da despedida. Já, o lenço gigante remete a leveza e reverência o elemento ar. Nesta canção, quando a cigana baila com este véu transparente e colorido, significa que ela está lutando, de uma forma nobre, com as ilusões. Pois, as fantasias de amor impossível, apesar de serem coloridas, são visíveis e nítidas. No final, da música, a dançarina larga este lenço totalmente, significando que ela se livrou de uma paixão que não desejava.

Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui