Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Amor à vida -- 14/01/2014 - 23:50 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A novela Amor à vida, da Rede Globo, não tem sido um êxito de audiência como outras novelas, também não tem sido fracasso - segundo as empresas do ramo. As estatísticas de audiência para São Paulo apontam média de 35 pontos¹. Significa que 2.170.000 domicílios estão diariamente ligados na trama.



Alguns dados sobre educação. No Brasil existem cerca de 14 milhões de adultos analfabetos; Apenas 46% dos jovens de 15 a 24 anos frequentam a escola; Apenas 34% dos jovens de 18 a 34 anos concluíram o ensino médio². Para mudar esse quadro negro é preciso ação forte do Governo. Com o mesmo vigor que construiu os estádios.



A Rede Globo tem mostrado os personagens dessa novela em cenas e diálogos com livros, num claro incentivo ao hábito da leitura. Quase todos os dias tem alguém lendo e comentando uma obra. Sempre comentários positivos e incentivadores. Não me importa se a exibição é por razões comerciais. Essa iniciativa deve merecer nosso aplauso. Afinal, as estrelas da Globo são ícones que influenciam nossa moda, hábitos e vocabulário. Por que não a leitura?



Falta muito chão para conscientizar empresas desse porte darem seu naco de contribuição para a educação, mas parabenizo a Globo, o Bradesco, a Embraer e algumas ONGs sérias.



91,05% dos nossos presos são homens com baixíssima escolaridade, possuem até o ensino médio incompleto. São pessoas que sem luz para guiá-los estupraram, mataram, desgraçaram famílias. O papel da estrela é iluminar a escuridão, mostrar o caminho, guiar. Isso são provas de amor.



Estimular a leitura é também grande prova de amor à vida.





















¹http://portaliftv.wordpress.com/tag/audiencia-de-amor-a-vida/

²Os números sobre educação e violência são do livro “A crise econômica: Vista do Brasil e de Portugal”. Emanuela Carvalho e João Rios, 2013.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui