Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Estou Mais Para Pomba-Gira do Que Para Gótica -- 02/03/2014 - 18:16 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estou Mais Para Pomba-Gira do Que Para Gótica



Meu nome é Luciana do Rocio, escrevo lendas, faço repentes e minha cor favorita é a vermelha, principalmente, em minhas roupas.

Semana passada, fui a um evento para vender meu livro intitulado Lendas Curitibanas e uma pessoa aproximou-se de mim e disse:

- Então você é a menina que escreve lendas?!

- Eu pensava que você era gótica, vestisse preto e tivesse um rosto depressivo. Afinal, mulher que escreve contos de terror tem obrigação de colocar roupas escuras e visitar, constantemente, cemitérios. Poxa, você parece mais uma Pomba-Gira do que uma redatora de lendas urbanas.

Desta maneira, respondi:

- O fato de alguém achar que uma escritora de terror precisa ser gótica é porque está amarrado a estereótipos, pois cada autor tem seu jeito de se inspirar. No meu caso, não preciso vestir negro e nem visitar cemitérios para escrever algo interessante. De vez em quando, quando faço pesquisa sobre as lendas, vou aos lugares misteriosos, que nem sempre tratam-se de campos-santos. Não tenho nada contra as artistas que seguem a moda gótica, pelo contrário, acho que elas ficam lindas, pois a pele branca contrastando com roupas escuras lembram as musas dos poetas do século dezenove, em especial Álvares de Azevedo. Porém, devemos lembrar que este estilo é uma herança, totalmente, européia. Não chego a ser de um nacionalismo radical como o do Policarpo Quaresma, mas acredito que a cultura brasileira deve ser lembrada e valorizada, apesar dela ser o produto das misturas de tradições internacionais. Deve ser por isto que me sinto bem ao vestir vermelho, usar leque, passar perfume forte e fazer repentes em voz alta como se estivesse em transe, características que fazem muitas pessoas lembrar da entidade Pomba-Gira da Umbanda. Realmente, esta personagem tem as suas raízes em semi-deusas européias. O nome Pomba-Gira tem suas raízes nos escudos yônicos, que algumas guerreiras mitológicas usavam, pois elas carregavam a figura de uma pomba nos seus escudos. A palavra gira é devido às várias reencarnações que estas mulheres fizeram na Terra com objetivo de ajudar o ser humano, principalmente, nas artes ou como autoras de obras. Por isto, a Pomba- Gira não é o espírito de uma prostituta, e, sim, uma musa inspiradora. Esta entidade foi incorporada na Umbanda do Brasil no final do século dezenove de uma maneira bem original. Como as guerreiras semi-deusas originais usavam vermelho, habitavam a península Ibérica, ou, seja Portugal e Espanha, as vestes da Pomba-Gira passou a ser desta cor, porém tudo com um toque bem brasileiro. O objetivo desta entidade sempre foi inspirar os artistas, mas por causa das lendas e causos que surgiram sobre esta personagem no Brasil, ela passou a atender pedidos e conselhos amorosos.

Aqui, é possível concluir que uma escritora que pesquisa lendas como: Saci-Pererê, Mula-Sem Cabeça, Boi-Tatatá, Gato Malhado Kiko da Boutique, Papagaio Rezador da Igreja dos Passarinhos, Pavão Prateado do Passeio Público, Fantasma da Encruzilhada e Bailarina de Carmim da BR-116 sempre vai estar mais para Pomba-Gira do que para Gótica.

Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui