Usina de Letras
Usina de Letras
284 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TEMPORÃO -- 06/05/2014 - 07:19 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Como na feira de Caruaru, de tudo que há no mundo em Pedro Juan Caballero tem pra vender. Tem tudo.



Tudo  que o INMETRO brasileiro não aprova e  não recomenda o uso, principalmente,  brinquedos para crianças. E, como diz o velho ditado: “quem  pega a fama deita na lama”, quando um produto é de qualidade inferior, diz-se logo: É do Paraguai.



Que tudo isso tem a ver com o pequi? Nada, se o mineirinho desconfiado não  fosse tão mineiro. O  mineiro é fissurado em pequi. Come pequi  no arroz com frango; arroz com carne de sol e pequi; pequi com costelinha de  porco e arroz; pequi com feijão; pequi com farinha..., e sabe o quê?, depois de nove meses nasce mais um  “mineirim”.



Em minhas andanças por aí, encontrei este fruto silvestre, nativo, é claro,  nos cerrados de Goiás, Piauí, no Norte  de Minas e em Mato Grosso. O forte da safra do pequi em minas é de outubro a janeiro. Em fevereiro começa a ficar escasso e mais caro. Logo,  some e vem o pequi temporão, trazido de Goiás. Temporão pra cá, porque  lá é safra. Mas é um pequi  amarelo claro e com  pouca “carne”.  



Por conta disso, recentemente, presenciei um fato no mercado público de Montes Claros, Minas Gerais, porque Goiás também tem Montes Claros e pequi. Cismado, olhando aquele pequi descorado, o mineirinho pergunta ao vendedor.



—Você só tem desse pequi do Paraguai?...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui