Usina de Letras
Usina de Letras
224 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ouro, de novo -- 18/06/2014 - 08:44 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Desde 21 de abril de 1500 nosso país vem sendo invadido por estrangeiros. Naquele dia os portugueses foram recepcionados pelos índios. Vieram também holandeses, franceses, ingleses e espanhóis. Japoneses, italianos e outros também aportaram pelas terras brasileiras.

Com alguns desses povos houve guerras, mortes. Com outros, promessa de enriquecimento e acolhimento. Após alguns confrontos os portugueses se firmaram aqui. Nessas pelejas as flechas dos índios mataram Estácio de Sá e Fernão de Sá, sobrinho e filho de Mem de Sá, o governador-geral.

Muitas daquelas lutas foram por domínio da terra, carregamento de madeira e ouro. Após 514 anos aqueles estrangeiros voltaram, mas com outro objetivo, disputar a Copa do Mundo de Futebol. Desta vez estamos de braços abertos. O país está em festa. Aqueles com quem duelamos em 1500, hoje os chamamos de amigos e desejamos boas-vindas. Abraçamos até os que enforcaram e esquartejaram nosso Tiradentes. Ainda não conseguimos abraçar os violentos black blocks. Esses ainda precisam de argumentos muitos convincentes e muita história para justificar suas depredações contra patrimônios que custaram uma vida inteira de sacrifícios e economias.

Neste ano de 2014, poucos dias antes da Copa, numa luta pelo direito a terra, a flecha de um índio atingiu um policial militar no centro de Brasília.

Quando aqueles estrangeiros se foram deixaram muito de sua cultura, costumes e religião. Herdamos palavras francesas, inglesas, nomes e sobrenomes portugueses. Nosso país tem este tamanho e desenho devido aos acordos com os espanhóis.

Hoje o ambiente é de paz embora exista uma guerra civil urbana que nossos governantes fazem questão de camuflar. Ao contrário de outrora, torcemos para que esses estrangeiros não sejam vitimados e voltem sossegados para suas terras. Mas não esqueçamos que eles querem a taça, ou seja, ouro, de novo.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui