Usina de Letras
Usina de Letras
289 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Frida Kahlo, Pintura, Poesia e Dança Cigana -- 24/06/2014 - 10:39 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Frida Kahlo, Pintura, Poesia e Dança Cigana



Quando a professora Josette Garcia convidou-me para dançar e declamar poesias num evento em homenagem à artista Frida Kahlo, elaborado pelo grupo Meninas que Escrevem em Curitiba, fiquei emocionada. Pois, a obra desta pintora está ligada à Dança Cigana e à Literatura.

O pai de Frida, com o nome de Guillermo Kahlo, era descendente de alemães com húngaros. Porém, a mãe desta artista, chamada Matilde Calderón, era descendente de índios com ciganos espanhóis, da linha Kalon.

Frida, também, era folclorista e por isto tentava retratar os temas da arte popular do México e das etnias que formaram este país, sendo que as principais foram: a indígena e a cigana espanhola. Assim, esta artista costumava usar saias rodadas repletas de estampas coloridas, xales compridos e flores nos cabelos.

Segundo historiadores, como esta artista teve problemas com poliomelite, na infância, e um acidente grave, na adolescência, uma conhecida tentou recuperar sua coordenação das pernas ensinando passos de Dança Cigana.

Frida era contra a ditadura da beleza que sempre deturpou as formas naturais do corpo da mulher. Por isto, suas marcas registradas eram: buço aparente, sobrancelhas grossas e juntas.

Os motivos que possuo para me identificar com a vida da artista homenageada são muitos. Pois, sou folclorista e pesquiso as lendas da minha região. Também precisei fazer aulas de Dança Cigana para corrigir meus problemas motores e de postura. Além de ser contra a ditadura da beleza, e, também usar sobrancelhas grossas.

Por isto agradeço ao grupo Meninas Que Escrevem em Curitiba, e, principalmente, à professora Josette Garcia pela oportunidade de homenagear esta personalidade importante no mundo das artes.

Luciana do Rocio Mallon





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui