Usina de Letras
Usina de Letras
256 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->João Ubaldo* -- 18/07/2014 - 16:52 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
João Ubaldo*





JOÃO UBALDO NA VISÃO DE ADIRSON**





Itaparica está menor. E o Brasil, também. Perdemos João Ubaldo, que morreu neste 18 de julho de 2014.

Seu nome completo: João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro.

Antes de tudo jornalista! Na Bahia, em Sergipe, no Rio de Janeiro, em Portugal, na Califórnia do Sul, na França e na Alemanha. Filho de professor.

Sua consagração veio, também, pela literatura, com o romance Sargento Getúlio, de 1971. Consta na Lista dos Cem Melhores Romances Brasileiros do Século. Quando escreveu Setembro Não Tem Sentido era um jovem de 21 anos.

O mérito literário de João Ubaldo o credenciou à Academia Brasileira de Letras, onde ingressou, em 1994, sendo recebido pelo também baiano Eduardo Portella, para assento na Cadeira 34, patroneada por Sousa Caldas e ocupada, sucessivamente, por Pereira da Silva, Barão do Rio Branco, Lauro Muller, Dom Aquino Correia, Magalhães Júnior e Carlos Castelo Branco, a quem sucedeu, ao ser eleito em 1993.

Quando soube do seu passamento, o presidente da ABL, escritor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti, disse palavras de pesar e conforto à família enlutado, aos amigos de Ubaldo e a todos os que fazem a grandeza da Casa de Machado de Assis.

O estilo e a espontaneidade de João Ubaldo fazem-no parecido com Graciliano Ramos e Guimarães Rosa. E estes, com Ubaldo. Suas paisagens e suas figuras humanas são nordestinas. O seu bom humor é eterno!

João Ubaldo não morreu! Está vivo na memória das gerações que o leem e nele encontram o amor pelas letras, pelo saber e pelo espírito cívico de brasilidade. Ubaldo se fez imortal, quer na Academia quer no coração e nas mentes dos brasileiros. O momento é de esperança!





* Morre o escritor João Ubaldo em 18/07/2014, no Rio de Janeiro.

** Adirson Vasconcelos é jornalista, escritor e pioneiro de Brasília.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui