Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Como Me Tornei uma Escritora Trash -- 01/08/2014 - 15:24 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como Me Tornei uma Escritora Trash

O termo trash, no dicionário formal da Língua Inglesa, significa lixo. Mas, na gíria, quer dizer arte de qualidade duvidosa. Temos como exemplos: escritores de terror, filmes de horror, paródias, programas de auditório estilo Casos de Família, pessoas que não sabem cantar e postam suas vozes na Internet, etc.

Sempre admirei a arte trash por estar, intimamente, perto das pessoas mais simples. Em toda a minha vida curti livros, filmes de terror e paródias cômicas, estilo Stephen King, Zé do Caixão e abanda Mamonas Assassinas. Através deles descobri que o artista que mistura causos que o povo conta com a sua própria imaginação é um forte candidato a ser um autor trash. Na infância, minha mãe não gostava de contar contos-de-fada porque ela preferia falar sobre lendas urbanas, como exemplos: Loira do Táxi, cachorro do Drácula, boto cor-de-rosa, igreja dos exorcistas, etc.

Conforme a oportunidade, procuro ler escritores que exageram nas linguagens rebuscadas, nas metáforas e que são elogiados por apenas meia dúzia de intelectuais. Porém, na verdade, nunca fui fã deste tipo de obra porque creio que exista nelas uma pitada de arrogância.

Já, as obras consideradas trash são humildes porque levam em consideração a cultura popular do povo simples e a linguagem usada é a do dia-a-dia.

Os escritores trash desejam que, realmente, pessoas de todas as classes sociais e com diversos problemas consigam ler suas obras. Por isto, seus artigos são repletos de conjunções que tem como objetivo fazer a coerência e coesão dos textos, sem falar que os diálogos entre os personagens possuem vocativos para que o leitor, por mais experiente que seja, nunca se perca.

Eu sou “rapista”, uma mistura de repentista com rapper, pois faço poesia na hora com a palavra que a pessoa sugerir. Nos anos 90, num dia de primavera, eu estava exercendo esta atividade na praça e uma senhora disse-me:

- Você com esta agilidade toda e com esta voz de taquara rachada é tão ruim, que chega a ser boa como uma verdadeira obra de arte trash.

A partir daquele momento, passei a pesquisar melhor sobre o assunto e decidi:

- Quero ser escritora trash.

O tempo passou e hoje sou pesquisadora de lendas. Assim, para realizar a minha obra, vou atrás de causos que o povo conta e misturo um pouco com a minha imaginação. Na linguagem escrita procuro usar muitas conjunções e vocativos com o objetivo de facilitar a leitura das pessoas mais humildes da nossa sociedade.

Luciana do Rocio Mallon













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui