Usina de Letras
Usina de Letras
93 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Como fidelizar um cliente* -- 10/10/2014 - 15:35 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como fidelizar um cliente*





Jairo Martins dá dicas de como fidelizar um cliente. BSB, 06/10/2014.





Confira dicas do superintendente-geral da FNQ e satisfaça até os clientes mais exigentes





Fidelizar um cliente é uma das tarefas mais difíceis hoje em dia. As pessoas têm mais opções de escolha no mercado e estão cada vez mais exigentes.  Mais que clientes satisfeitos, você deve visar à sua fidelização, mas, para conquistá-los, não basta oferecer o menor preço, é preciso levar em conta o respeito, a ética e o compromisso duradouro. “O Critério Clientes do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), mostra que uma empresa pode fazer muito mais do que entrar na guerra de preços se trabalhar a fidelização de seus clientes. Afinal, um cliente satisfeito recomenda uma empresa para a sua rede de relacionamentos, enquanto o insatisfeito propaga uma imagem negativa”, explica Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ. 

 



Veja algumas dicas:

 



Concorrência

Saiba o que a concorrência oferece e tente superá-la para oferecer diferenciais que levem à fidelização. O importante é assegurar que, mesmo que um cliente se aventure com outros produtos ou serviços, ele retorne a trabalhar com aquele com quem já está acostumado.  

 



Conheça bem o seu cliente

Conhecer as necessidades e expectativas dos clientes, com base em dados e fatos, é fundamental para se trabalhar sua satisfação. Faça com que a experiência de compra seja a mais agradável possível, gerando valor para o cliente. Atenção, cordialidade e um simples sorriso podem ser fatores decisivos para se fechar uma negociação.

 



Proatividade da empresa

Indústrias e prestadores de serviços devem manter um cadastro com o histórico de relacionamento com o cliente: atendimentos feitos, aquisições realizadas, frequência, sugestões dadas e condições de pagamento oferecidas. É fundamental aproveitar-se desses dados para proporcionar um atendimento mais assertivo, resolvendo o problema do cliente. 





Canais de comunicação eficazes

Mantenha em funcionamento todos os meios de comunicação possíveis e faça seu cliente conhecê-los. Ofereça promoções ou brindes aos clientes, como os cartões de fidelidade de empresas de viagem. Mande mensagens em datas comemorativas: aniversário, Natal e outras datas, mostrando que a empresa sabe com quem se relaciona.

 



Transparência

Assumir eventuais erros ou falhas e se prontificar a repará-las da forma mais efetiva possível, para que o cliente se sinta respeitado, fortalece o relacionamento. Agir sempre eticamente, demonstrando preocupação com o bem-estar do cliente e da comunidade, impõe respeito e admiração.





Continue lendo: Dica de leitura: Fidelização, a ferramenta de marketing que promove relacionamentos duradouros com os clientes ; Clientes; e Seja uma empresa em sintonia com seu cliente





APRENDIZADO ORGANIZACIONAL





FONTE: http://www.fnq.org.br/informe-se/noticias/jairo-martins-da-dicas-de-como-fidelizar-um-cliente?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_term=noticia&utm_content=dicas_cliente&utm_campaign=news_0710&utm_source=emailmanager&utm_medium=email&utm_campaign=news_0710





*NOTA: Trata-se de matéria compartilhada pelo colaborador: Francisco Tavira dos Santos Filho.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui