Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bafo da escravidão -- 20/11/2014 - 17:03 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Hoje é 20 de novembro, dia especial para refletirmos sobre a nossa consciência em relação aos afrodescendentes e o papel do negro na sociedade. O Dia da Consciência Negra foi criado pelo Projeto Lei do Senado nº 520, de 13/12/2003, da senadora Serys Slhessarenko. Após oito anos de discussão no Congresso Nacional, a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011.

Em algumas cidades fez-se feriado; aqui em Brasília alguns parlamentares discursaram enaltecendo a importância do negro na nossa formação étnica e na culinária; no rádio do carro o locutor analisou estatísticas fatídicas provando o maior número de assassinatos e a menor renda dos negros em relação aos brancos.

Faremos justiça ao ex-presidente Lula que deu grande avanço nesse assunto ao nomear Joaquim Barbosa, o primeiro ministro negro para o STF.

Quando a sociedade resolve engajar-se para mudar uma situação, o fato que incomoda será pretérito em pouco tempo. Por conta disso e das iniciativas do governo, as piadas racistas estão em baixa, os bancos das universidades públicas estão mais coloridos e até um negro vez ou outra é âncora no Jornal Nacional da TV Globo embora essa emissora esteja exibindo certo seriado de título duvidoso: "Sexo e a Negas".

Foi num fórum de discussão sobre cotas para negros que aprendi o significado da palavra `mulato`... Vamos ao Aurélio: "Diz-se da rês cujo pêlo é alaranjado no dorso e preto no restante." Ou seja, a vida toda me chamaram de `filho d`égua` e ainda sorri abraçando meu agressor.

Devemos ressaltar que a escravidão não foi criada por lei, decreto, portaria etc. Era um costume daquela sociedade de um Brasil que envergonhava a alma e fazia sangrar a carne africana. Atualmente temos outras vergonhas: 40 mil mortes no trânsito por ano; 20 milhões de crianças sofrendo com a alienação parental quando os pais e a Justiça poderiam aderir à guarda compartilhada; e um clube de empreiteiros presos porque pagaram subornos a políticos, enquanto os tais políticos estão cantando e andando para todos nós porque outro grupo de amigos os protegem da Justiça.

Não vou citar os casos de racismo que sofri, foram poucos, mas encerro dizendo que toda a movimentação de hoje é o bafo da escravidão.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui