Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Convencimento* -- 23/12/2014 - 16:29 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Convencimento*





As palavras convencem, o exemplo arrasta

(Anderson Rocha)





Atualmente, existe uma real carência de verdadeiros líderes. Líderes nas empresas, nas religiões, nas comunidades, na política, nas famílias, nas salas de aulas, líderes de nossas próprias vidas. Mas o que significa realmente ser líder? Liderar acima de tudo é dar o exemplo, é ser referencia, é ter empatia, ou seja, não querer para os outros o que não desejamos para nós.



Para compreender os motivos das pessoas é necessário colocar-se no lugar delas. Tentar penetrar em seu mundo, a fim de entendê-lo a partir de suas próprias experiências, é saber que somos muito diferentes e ao mesmo tempo muito parecidos, respeitarmos as diferenças, tentando entender o outro como ele efetivamente é. Isso se torna um dos maiores desafios atuais e de fundamental importância para todos profissionais que lidam com pessoas.



Atualmente, estamos vivendo uma fase de grande transição nas organizações, onde o ser humano deve ser visto e valorizado como o maior capital que as empresas possuem. Infelizmente, ainda existem muitos discursos e poucas ações práticas em relação à valorização das pessoas. Sem a participação, o diálogo, o reconhecimento e o estímulo às pessoas, dificilmente conseguiremos obter uma melhoria significativa na qualidade de vida no trabalho e, conseqüentemente, um aumento significativo da produtividade.



Fazer as pessoas trabalharem é fácil, qualquer feitor de escravos sabe como fazê-lo. Porém, estimular as pessoas a se auto-conhecerem, auto-avaliarem e auto-motivarem, aprimorando o que possuem de melhor (pontos fortes) e desenvolverem suas oportunidades de melhoria (pontos fracos), objetivando resultados coletivos, agregando valor às sua vida pessoal e profissional e às dos que os cercam, ou seja, ajudando a despertar o que cada um tem de melhor, esse sim, é um dos maiores trabalhos para os verdadeiros lideres.



A pergunta que deve estar passando pela sua cabeça agora deve ser: mas como fazer isso? Comunicando às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas acabem por vê-la em si mesmas, influenciando-as assim a desabrochar o que possuem de mais nobre e valioso.



Liderar também é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. É importante lembrar-mos que sempre que duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança.



Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo ? a tarefa e o relacionamento.



Se nos concentrarmos em tarefas e não em relacionamentos, podemos ter má qualidade de trabalho, baixo compromisso, baixa confiança e outros sintomas indesejáveis.



Aprender, entender, compreender e refletir sobre o processo da dinâmica do comportamento humano deveria constituir-se em um dos principais campos de interesse e estudo por parte daqueles que exercem a liderança. Afinal de contas, as pessoas que exercem qualquer tipo de liderança deveriam ser antes de tudo, "especialistas" em gente, e não apenas em coisas.



Infelizmente, a realidade tem me comprovado que é grande o número de pessoas em posições de liderança que ignoram os princípios elementares e básicos que orientam, direcionam e motivam o comportamento das pessoas



Então, a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem relacionamentos. Os verdadeiros lideres têm a capacidade de construir relacionamentos saudáveis. Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos.



Mas qual a matéria-prima básica para edificar relacionamentos bem-sucedidos? A resposta é simples: confiança. Sem confiança dificilmente construiremos ou conservaremos bons relacionamentos.



Um outro aspecto de fundamental importância e que todos que desejam lideram têm que ficar atentos é que de todas as falhas da liderança, 90% são falhas de caráter, segundo pesquisas. O ditado popular já diz que pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter e nosso caráter torna-se nosso destino.





* Brasília, DF, 28/11/2006, texto recebido, nesta data, por e-mail, de Gislei Pereira de Menezes.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui