Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um bom ano* -- 21/01/2015 - 14:08 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um bom ano*





Embora uma empresa nem sempre consiga assegurar que os objetivos e resultados previstos para um novo ano sejam completamente alcançados ao final dele, existem alguns hábitos que podem ser praticados nas pequenas e médias empresas para maior assertividade na previsão. Além disso, são práticas que minimizam o risco do não cumprimento de metas ou de se ter resultados indesejados.

Afinal, raramente bons resultados em um negócio são obra do acaso, e mesmo quando o são, não se pode contar com a sorte o tempo todo. Eles normalmente são consequência de uma gestão eficiente. Além disso, é importante que o sucesso seja atingido do próprio trabalho, que é o que de fato se tem governabilidade, pois assim ele pode ser otimizado e replicado.   





Abaixo alguns hábitos que todas PME deveriam fazer para começar bem o ano, que facilitam a gestão do dia a dia e levam a resultados previsíveis, consistentes e replicáveis:

- Planeje antes de colocar a mão na massa.



Elenque as atividades, considere e avalie possíveis cenários, tendências e variáveis que possam afetar a atividade. Isso ajuda a evitar desperdícios e retrabalhos, pois os eventuais obstáculos podem ser previstos e já considerados nas estratégias e planos definidos.

- Estabeleça metas. Sem meta, não se pode avaliar a efetividade das estratégias e planos adotados.



As metas devem ser realistas, não podem ser muito fáceis nem muito difíceis. Avalie as vendas do seu colaborador com metas, por exemplo. Assim, você acompanha as atividades e pode estimular o trabalho, com comissões ou premiação.





- Defina indicadores de desempenho organizacional para medir o cumprimento das metas estabelecidas. Os indicadores como um todo na empresa devem permitir uma visão sistêmica do negócio. Não adianta, por exemplo, ter-se a produtividade aumentada se isso acarretar um maior número de acidentes ou defeitos e a perda da qualidade final dos produtos e serviços.  





- Se ainda não limpou e organizou o ambiente de trabalho, um bom momento é agora, no começo do ano. Isso eleva a autoestima das pessoas e favorece a execução das atividades. Quanto mais fácil e rápido se encontra as coisas necessárias para realizar uma tarefa, tanto para itens físicos quanto arquivos digitais, maior a produtividade. Engaje que todos os colaboradores descartar o que não é mais necessário e organizar o ambiente.





Começar o ano exige planejamento, mas nada funcionará se não houver um controle do cumprimento das atividades programadas e a definição de ações nos casos de desvios. Portanto, assegure que os responsáveis pelas atividades as estejam executando conforme o planejado e dentro dos padrões e prazos estabelecidos.



Por fim, com essas ações, será possível avaliar o aprendizado gerado no final de 2015, identificando o que poderia ser melhorado. Essa prática leva à melhoria contínua, à inovação e permite o aperfeiçoamento e a superação.





Certamente, um pouco de sorte não faz mal a ninguém, mas independentemente dela é fundamental que cada um faça sua parte para potencializar as chances de êxito nos negócios. 





Planejamento, medição, supervisão, organização, disciplina, transparência, aprendizado não farão mal ao negócio e podem ser colocados em prática a qualquer momento e por qualquer pessoa.





* "Um bom ano não acontece por acaso", 19/01/2015,

Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ.





APRENDIZADO ORGANIZACIONAL- FONTE: http://fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/um-bom-ano-nao-acontece-por-acaso



NOTA: Trata-se de matéria compartilhada pelo colaborador: Francisco Tavira.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui