Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bom dia* -- 06/02/2015 - 15:32 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bom dia*





Cumpre-me divulgar a carta esclarecedora da Academia Brasileira de Letras acerca da grafia do cumprimento "bom dia" sem hífen.





Neste site, em Artigos, em 06/07/2008, inseri o cumprimento bom-dia com hífen porque me baseei no Dicionário Aurélio, edição atualizada.** Entretanto, cabe observar o que diz o Volp.



A seguir a elucidação do tema:





Pergunta : Prezados Senhores: solicito informarem: Cumprimento: bom-dia com hífen ou sem ele. Cordialmente, Benedito





Resposta : Prezado consulente, as saudações bom dia, boa tarde e boa noite devem ser escritas sem hífen. O uso do hífen dá-se apenas com a expressão substantivada (ex.: Cumprimentou-o com um bom-dia caloroso). Sem hífen: Bom dia, Benedito, prazer em vê-lo! O acadêmico Prof. Dr. Evanildo Bechara esclareceu essa dúvida em artigo semanal escrito em jornal de grande circulação, no dia 28/08/2011: "Outro leitor, tendo lido no Volp o verbete ‘bom-dia s.m.’, nos pergunta se a saudação matinal ‘Bom dia!’ terá também de ser grafada com hífen. A resposta é não, porque a lição estampada no verbete do Volp se aplica, como bem aí se declara, ao substantivo composto ‘bom-dia (p.ex.: Deu um bom-dia animado), que é o nome da saudação a alguém até a primeira metade do dia, representada por uma frase nominal, e não por um substantivo composto."





No meu modesto entendimento, devemos seguir o Volp.





* Recebido, nesta data, por e-mail, da Academia Brasileira de Letras (ABL Responde).





** Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. "Novo Dicionário Aurélio". 4ª edição. Curitiba (PR): Editora Positivo, 2009, p. 314.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui