Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Liderança* -- 16/07/2015 - 16:37 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Liderança*



Liderança



Tomar decisões é aparentemente simples, trata-se de escolher um caminho entre várias possibilidades ou pelo menos duas. Queremos ou não queremos, fazemos ou não fazemos, vamos ou não vamos... sim ou não. Contudo, nem sempre tomamos decisões com esta ligeireza, precisamente porque temos receio de fazer a escolha errada e de sofrer dolorosas consequências. Aliás, a pressão do erro é tal que nos impede de agir, de arriscar e de ser/fazer diferente. Limitamo-nos a ficar no mesmo ponto e a fazer de conta que está tudo bem, tudo sob controlo. Adiamos decisões, por vezes muito importantes, até que um dia somos obrigados a decidir, a vida assim nos obriga. Nessa altura, a tomada de decisão pode ser mais difícil e arriscada porque a situação evoluiu e tornou-se mais complexa.



Naturalmente, não pretendemos dizer com isto que devemos fazer escolhas de forma leviana e depois "logo se vê". Muito pelo contrário. A ideia é tomar uma decisão a partir da informação de que dispomos no momento, dos cenários que traçamos e das possíveis consequências ou, simplesmente, a partir da nossa intuição, caso a tenhamos apurada. É também não nos deixarmos influenciar por posições limitadoras e pessimistas e, ao mesmo tempo, sermos capaz de escutar e analisar com atenção as objeções que nos são apresentadas e que constituem informação útil para a tomada de decisão final.



Evitar o erro, sim. Agora, se mais tarde confirmarmos que a decisão tomada não foi a mais acertada, o que importa não é tanto o que decidimos (a decisão pertence ao passado) mas o que vamos fazer a partir das consequências da má decisão (foco no presente e futuro). Até porque na maior parte dos casos, estamos sempre a tempo de mudar, precisamos é de estar dispostos a isso e ter coragem para o fazer. Este é o segredo que está por trás da tomada de decisões eficaz.



São muitos os exemplos...



Muito/a(s) empresário/a(s) criaram empresas que julgavam vir a ser bem-sucedidas e a dada altura tiveram que fechar a porta, mas isso não o/a(s) impediu de procurar outras oportunidades e vencer noutro ramo de negócio.



Muito/a(s) gestor/a(s) cometeram erros de contratação e de gestão, mas isso não o/a(s) impediu de seguir em frente apesar de terem pago uma "fatura" elevada.



Muito/a(s) profissionais mudaram de trabalho e depressa perceberam que a nova escolha não tinha sido a melhor, mas isso não o/a(s) impediu de continuar a investir na carreira e de perceber que aquele erro era apenas uma etapa da caminhada.



Muitas pessoas escolheram viver com a pessoa errada mas isso não as impediu de partirem em busca de felicidade.



Texto publicado em http://expresso.sapo.pt/blogues/bloguet_economia/blogue_vipp_valorizacao_img_pessoal_profissional/o-segredo-da-tomada-de-decisoes-eficaz=f686752


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui