Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dia do Combate ao Suicídio e Dia do Gordinho,10 de Setembro( -- 07/09/2015 - 14:57 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dia do Combate ao Suicídio e Dia do Gordinho, 10 de Setembro

Neste texto tocarei em dois assuntos considerados tabus: suicídio e obesidade.

Uma pesquisa, recente, descobriu que setenta por cento das pessoas que tentam o suicídio estão acima do peso. Por coincidência, o Dia do Gordinho e o Dia do Combate ao Suicídio caem na mesma data: dez de setembro.

Não há nada que comprove a relação entre obesidade e suicídio pela Ciência. Mas eu tenho uma história pessoal que envolve os dois fatos.

Em 1989, eu tinha quinze anos de idade, e minha família foi transferida de Brasília para uma cidade do interior do Paraná, onde as pessoas eram preconceituosas. Como na época, eu pesava oitenta quilos, começaram a fazer bullying comigo na escola, com piadas e xingamentos como: balão, baleia, elefanta, orca, etc. Sempre fui boa em redação, mas minhas colegas não queriam fazer trabalho em grupo comigo porque, para elas, gordo era sinônimo de preguiçoso. Então eu sempre pedia para que as professoras me deixassem fazer as tarefas de forma individual, mas nem sempre isto era possível.

Até que um dia eu não aguentei tanta humilhação, comprei chumbinho numa loja e tomei. Assim quase desmaiei na escola, uma funcionária percebeu, e, deste jeito, me levou a um hospital. Lá fizeram uma espécie de lavagem na minha barriga e eu pedi, por favor, para que não falassem nada aos meus pais.

Hoje, não aconselho ninguém a tomar este tipo de atitude. Pois sequelas ficaram no meu aparelho digestivo, como: Gastrite e Crhon.

Por causa da minha experiência, eu acredito que não seja apenas uma mera coincidência que setenta por cento das pessoas que tentam o suicídio sejam obesas. Os gordinhos são vistos com muito preconceito, pela nossa sociedade hedonista que só valoriza o status e a beleza em primeiros lugares, e quem foge do padrão imposto acaba sofrendo. Muitas pessoas ignorantes pensam que a obesidade está somente relacionada com a má alimentação, sendo que a maioria dos gordinhos tem problemas hormonais e outras doenças que deixam o metabolismo lento. Sem falar do preconceito que relaciona a obesidade com preguiça.

Portanto, se você conhece algum gordinho, sempre trate bem este ser humano destacando suas qualidades e pontos positivos. Nunca isole uma pessoa obesa e, se ver alguém fazendo bullying com ela, denuncie. Pois, hoje, há órgãos competentes para isto.

Desta maneira vamos comemorar o Dia 10 de Setembro de uma forma consciente.

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui