Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4738)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Clima organizacional* -- 08/12/2015 - 14:59 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Clima organizacional*



Como melhorar o clima organizacional



É natural que na empresa existam conflitos entre as pessoas. Contudo tal clima no ambiente de trabalho pode acarretar em uma vida estressante e desagradável, impedindo que metas importantes sejam alcançadas.



Seguem conselhos extraídos da revista VOCÊ S.A. (fevereiro de 1999) para pessoas que não sabem lidar com pessoas que não lhe agradam, mas que no entanto são obrigados a conviver:



1) Em primeiro lugar, pare de ficar reclamando. Ficar sofrendo e praguejando porque o outro não muda não ajuda em nada. Ao contrário, a frustração e as divergências tendem a piorar, o que pode acabar comprometendo seu moral e sua produtividade.



2) Tente mudar de opinião sobre quem você não suporta. É difícil, sem dúvida. Mas talvez a tal criatura não seja assim tão intragável quanto você imagina. Respire fundo e procure ver o que ela tem de bom. Ouça-a de verdade. Aproxime-se dela. Ao mudar seu comportamento, a figura também aprenderá novas formas de agir com você.



3) Enfatize as semelhanças. Para se relacionar bem (ou menos mal) com alguém cujo santo não bate com o seu, o primeiro passo é encontrar alguma afinidade, algum interesse em comum. Você já não se viu conversando com alguém e de repente descobriu que ambos cresceram na mesma cidade ou estudaram no mesmo colégio?



4) Você quer ser ouvido e compreendido? Pois então trate, antes, de ouvir e compreender. Dê ao fulano abertura para ele falar o que quiser – sem fazer cara de tédio. Ao saber o que ele pensa e sente, a probabilidade de também querer escutar o que você tem a dizer aumenta consideravelmente.



5) Esclareça. Ao ouvir o que a pessoa quer falar, demonstre interesse. Como? Fazendo perguntas coerentes que levem a uma resposta coerente: “Do que está falando?”, “A que está se referindo?”, “Como?”. A capacidade de fazer perguntas certeiras é fundamental para obter respostas que você quer.



6) Seja franco. Muito mais eficiente do que se supõe, a melhor política para conseguir o melhor das pessoas é estabelecer com elas um diálogo honesto e construtivo. Mas antes procure criar um clima de confiança e harmonia. Ou o tempo pode fechar...



7) Não perca a cabeça. Todo mundo sabe que quando um não quer, dois não brigam. Sim, arme-se de paciência. Durante uma conversa ou uma reunião, quanto mais você discordar, mais iminente será a briga. Posicione-se, mas refreie os impulsos de levar a coisa para o lado pessoal.



8) Às vezes, a melhor opção é capitular. Todos os problemas têm solução, e alguns deles simplesmente não compensa resolver. Se a situação está insustentável, se tudo o que faz ou diz só piora as coisas e você acredita que a situação desandou mesmo, lembre-se de que a prudência vale mais que a coragem. Fique na sua. Ou desista de vez.

Vamos melhorar o clima a nossa volta!



* Por Michele Gameiro (http://michelegameiro.blogspot.com.br/2013/08/como-melhorar-o-clima-organizacional.html), formada em Comunicação Social e em Psicologia, Pós Graduada em Marketing Empresarial pela UFF, atuante há mais de 14 anos na área comercial/ administrativa; Master em Programação Neurolinguística; Cursos de Abordagem Integral e Prática de Vida Integral - INAP; Formação em Coaching nos modelos: Coaching com Neurolinguística Coaching Integral Coaching Executivo Modelo Gravesiano (Spiral Dynamics) Coaching Ericksoniano Coaching de Equipe.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui