Usina de Letras
Usina de Letras
254 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O bafo da escravidão -- 28/12/2015 - 10:26 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Este ano voltei à Argentina, país que já visitei várias vezes, onde tirei lindas fotos e encheu-me os olhos com as dançarinas de tango.

Desta vez fui à cidade de Mendoza, ao norte. Infelizmente foi uma das piores experiências da minha vida. A começar pelas imagens da internet que vendiam uma cidade com bastante neve. Chegando lá descobri que há quatro anos não neva.

No primeiro dia fiz um passeio de reconhecimento procurando o que poderia haver de interessante para fotografar. Sempre faço isso ao chegar numa cidade.

No segundo dia, já em plena atividade, imaginei que a foto acima se chamaria “Um lugar ao sol”. Após o clique fui abordado pelos jovens da foto que me pareceram bons argentinos. Mostraram-se cordiais. Vendo a câmera na minha mão, quiseram saber a marca, se eu era brasileiro, de que cidade... Mas a conversa pareceu ir-se alongando além do necessário. Comecei a perceber que algo errado poderia acontecer. Me despedi e saí.

Após uns dez passos, o que está à direita da foto me chamou:

- Brasileño, ô brasileño!

Aproximou-se e disse que queria conversar mais. Nesse instante percebi o da esquerda correndo por trás de mim. Vi-me sendo encurralado. Rapidamente guardei a câmera dentro do sobretudo e abotoei-o. Preocupado, pensei: ‘será que vou ter que lutar num país estrangeiro? Isso vai me trazer grandes problemas’.

Procurei ser racional e analisei minha posição. Um muro à direita, uma fila de carros à esquerda, um sujeito jovem à minha frente e outro, mais alto, se aproximando por trás.

- Brasileño, para onde você vai?

Aqueci as mãos abrindo e fechando-as duas vezes. E apontei o dedo indicador à altura dos olhos dele e respondi:

- Vou passar por aqui. Vou para lá.

Meu amigo Jacson disse que fui assertivo, incisivo, determinado. Isso teria assustado o sujeito. A verdade é que o sujeito deu um passo para o lado e me deixou passar. Fui caminhando normalmente, mas em alerta para um suposto ataque por trás que felizmente não aconteceu.

A poucos metros dali sinalizei para um táxi, que não parou, embora estivesse vazio. Continuei seguindo para o centro da cidade e sinalizei para outro táxi, que não parou, também vazio.

Pensando que o volume da câmera dentro do sobretudo pudesse parecer uma ameaça, tirei-a e deixei bem à vista. Um motorista fez sinal para que eu telefonasse. Outro, parado num semáforo:

- Perguntei - Está livre?

- Não está. – Respondeu o taxista.

- Retruquei. – Mas a placa diz que está livre.

- Não está mais!

Cinco táxis e nenhum parou. Após quase uma hora de caminhada, cheguei para um taxista que me aceitou. Aqui o chamarei de TXD. Sujeito simpático e que falava muito bem o português. Sobre minha aventura com os rapazes ele disse que eu estava na zona vermelha:

- É aqui onde ficam os lavadores de carros, as prostitutas e os homossexuais. Aqui eles assaltam os turistas e saem correndo para o outro lado da cidade, ninguém pega. Recomendo você não ir ao Parque O’Higgins porque é violento, há poucos dias mataram um turista lá.

Sobre os táxis, ele explicou:

- Brasileño, eu gosto muito do Brasil, já fui lá várias vezes com minha família. Mas o que vou te dizer não tem nada de pessoal contra você. Eles não pararam porque você é negro. Eles pensam que você é um assaltante.

Estarrecido com a revelação, argumentei:

– Mas TXD é meio-dia, as ruas estão cheias de gente, não estou tão malvestido. Além disso, tenho um monte de cabelos brancos, isso revela que não sou mais um jovem aventureiro.

TXD respondeu com delicadeza:

– Não importa. Os mendozinos são muito preconceituosos.

Fiz outra pergunta:

– E por que você parou para mim?

- Eu não parei. Você chegou e eu já estava parado num local com câmeras. Então a cidade inteira sabe que você entrou no meu carro.

Assustado, retornei ao hotel. Quando Suzana chegou relatei a ela o acontecido. Minha surpresa aumentou quando ela disse que fora à agência de câmbio trocar dinheiro. Ali havia um bar. Pediu uma cerveja, sentou-se e acendeu um cigarro. Um senhor muito simpático pediu licença para sentar-se e explicou que ela não deveria vir trocar dinheiro ou beber cerveja sozinha.

Intrigada, perguntou o porquê.

- Porque as madames aqui não tem esse hábito. Elas sempre saem com os maridos.

Suzana, indignada retrucou:

- Pois diga às madames daqui que levantei cedo o ano inteiro para ganhar o meu dinheiro, agora vou desfrutá-lo.

E saiu soltando baforadas ao vento.

Quanto ao racismo sofrido, confesso que já passei alguns constrangimentos. A primeira vez doeu mais. Quando eu era Office-boy do cine Karim Nabut em Brasília, aproximei-me do gerente Seu Carlos que conversava com uma das funcionárias na roleta. Ele olhou-me com severidade e disse em tom ríspido:

- Sai daqui garoto, isso é conversa pra branco.

Hoje, aos 53 anos, na Argentina, novamente senti o bafo da escravidão.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui