Usina de Letras
Usina de Letras
216 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA -- 01/01/2016 - 08:45 (sandra beatriz de melo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMO TORNAR FUNCIONAL A APRENDIZAGEM



Aprendizagem significativa é o processo através do qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva à estrutura cognitiva do aprendiz. É no curso da aprendizagem significativa que o significado lógico do material de aprendizagem se transforma em significado psicológico para o sujeito. Para Ausubel (1963, p. 58), a aprendizagem significativa é o mecanismo humano, por excelência, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de idéias e informações representadas em qualquer campo de conhecimento.

Segundo SANTOS (2008, p.2), a aprendizagem se dá através do que entendemos ser os sete passos da (re)construção do conhecimento:

1. O sentir – toda aprendizagem parte de um significado contextual e emocional.

2. O perceber – após contextualizar o educando precisa ser levado a perceber as características específicas do que está sendo estudado..

3. O compreender – é quando se dá a construção do conceito, o que garante a possibilidade de utilização do conhecimento em diversos contextos.

4. O definir – significa esclarecer um conceito. O aluno deve definir com suas palavras, de forma que o conceito lhe seja claro.

5. O argumentar – após definir, o aluno precisa relacionar logicamente vários conceitos e isso ocorre através do texto falado, escrito, verbal e não verbal.

6. O discutir – nesse passo, o aluno deve formular uma cadeia de raciocínio através da argumentação.

7. O transformar – o sétimo e último passo da (re)construção do conhecimento é a transformação. O fim último da aprendizagem significativa é a intervenção na realidade. Sem esse propósito, qualquer aprendizagem é inócua.

Com base nestes fundamentos teóricos podemos dizer que a funcionalidade se aplica a qualquer conteúdo programático. O exemplo disso é um projeto que está sendo desenvolvido sobre a história do município onde moro que conseguiu envolver todos os alunos desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Eles foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por um assunto: religião ,política, economia,lazer, industrialização, fazendas com porões onde viviam os escravos e outros desdobramentos que foram surgindo ao longo da pesquisa. Tudo isso compilado vai ser lançado em um livro . Esta é uma ótima estratégia para ensinar história e geografia, tudo vai ser mapeado . O fato de sentirem autores, porque o resultado deste trabalho será a publicação de um livro, tem feito a diferença para os alunos do município.

Uma estratégia para ensinar narração é trabalhar com músicas. Solicitar aos alunos que pesquisem músicas que contem histórias tanto a MPB quanto a música sertaneja são ricas em narrativas. Depois de pesquisada, junto com os alunos pedir para que eles encontrem nas letras , respostas para as seguintes perguntas:Quem? Quando? Onde? Por quê? E como. Assim eles estarão aprendendo os elementos básicos da narrativa de maneira agradável.

O gosto pela leitura é um desafio que os professores enfrentam. Na escola que trabalho foi desenvolvido um projeto de uma mala literária onde a professora que escreveu o projeto de literatura e semanalmente agrupados por faixa etária, reunia turmas ,escolhia um livro e contava a história de maneira encantadora que até as demais professoras se encantavam, isto ocasionou um atendimento de cerca de 60 crianças por dia querendo ler os livros da mala.Sem dúvida foi uma ótima estratégia de incentivo à leitura.

A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.Para que a aprendizagem significativa ocorra é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento.



CONSIDERAÇÕES FINAIS



Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo:o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem. Cada aprendiz faz uma filtragem dos conteúdos que têm significado ou não para si próprio.

. O próprio educador, praticante da sua área de conhecimento, é uma ferramenta do saber do aluno. Se ele for apaixonado pela sua área de conhecimento e for capaz de encantar, o aluno poderá talvez perceber que existe algo pelo qual alguém de fato se interessou e que talvez possa valer a pena seguir o mesmo caminho. Mas se essa não for a realidade vivida pelo professor, se ele apenas transmitir aquilo que leu nos livros, por mais que ele fale de determinado assunto, todo corpo estará dizendo o contrário e o aluno provavelmente terá aquele conhecimento como algo para apenas ser cumprido, porque a mente humana é capaz de fazer leituras bastante profundas dos detalhes aparentemente insignificantes, mas que certamente têm um grande poder de semear profundo significados.

REFERÊNCIAS



AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BERNARDO, Gustavo. Educação pelo argumento. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

FONSECA, Vitor da. Aprender a aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Ed. UNB, 1999.

SANTOS, Júlio César F. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 2 ed. Porto Alegre, Rio Grande: Editora Mediação Distribuidora eLivraria Ltda, 2008



http://www.ebah.com.br/content/ABAAABr4kAA/desafio-promover-a-aprendizagem-significativa-julio-cesar-santos

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui