Usina de Letras
Usina de Letras
38 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4739)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Palavra longa* -- 03/05/2016 - 09:27 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Palavra longa*



Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose**



Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é a versão em língua portuguesa de pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, por Everett M., presidente da National Puzzlers League para que fosse a maior palavra da língua inglesa.[1] Ela é sinônima de silicose, que significa "uma doença pulmonar causada pela inalação de pó de sílica muito fina, que causa inflamação nos pulmões".



Origem[editar
editar código-fonte] Everett M. Smith criou a palavra juntando prefixos e radicais de origem grega e latina, obtendo dessa forma uma nova denominação para uma doença com nome científico já definido, a silicose[2] . Posteriormente esta palavra foi transposta para a nossa língua como Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose mas como duplicata um nome cientifico pré-estabelecido de uma doença já conhecida, implica que na nossa língua esta palavra seja considerada como uma palavra fictícia.



A palavra ganhou estatuto oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Aparece descrita como uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas[3] , tornando-se dessa forma a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário. É de salientar e referir que não é muito comum um dicionário efetuar registos deste tipo de palavras, pois se consultarmos livros técnicos, ou procurarmos outros tipos de palavras fictícias, constatamos que existem muitas outras maiores do que esta na nossa língua e que não se encontram dicionarizadas, já para não referir que se podem criar imensas palavras compostas, muito maiores do que esta, seguindo as regras gramaticais do português.



Formação da palavra:



a)pneumo (pulmão) grego: pneumon = pulmão;



b) ultra (além): latim;



c) microscópico (muito pequeno) grego: mikros = pequeno + skopein = examinar;



d) sílico vem de silício, elemento químico presente no magma vulcânico latim silício: silicium/silex = pedra dura ("seixo");



e) vulcano vindo de um vulcão latim vulcano: vulcanus = deus do fogo e da metalurgia;



f) coniótico partículas de poeira em suspensão no ar, grego: kónis = poeira.



1.O Wikcionário possui o verbete pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose.Referências1.&
8593; DENNING, Keith; KESSLER, Brett & LEBEN, William R. English vocabulary elements Oxford Press University, 2007.



2.&
8593; Cole, Chris. (1989.) "The Biggest Hoax". Word Ways: The Journal of Recreational Linguistics, via wordways.com. Retrieved on 2007-10-08.



3.&
8593; «Dicionário Priberam». Consultado em 23 de junho de 2009.



* Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.



** Esclarecimento: a palavra não consta da edição atual do PVOLP da ABL.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui