Usina de Letras
Usina de Letras
34 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4739)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->1º de agosto, Dia do Selo* -- 01/08/2016 - 09:14 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



 






1º de agosto - Dia do Selo



 



1º de agosto - Dia do Selo


Olho de Boi, primeira emissão filatélica brasileira, de 1843





Brasília, 1º/8/2016 - Esta segunda-feira marca uma data especial para os Correios e seus trabalhadores: o Dia do Selo Postal Brasileiro. A data marca a ocasião em que entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de Olho de Boi. O lançamento ocorreu em 1º de agosto de 1843, com três valores: 30, 60 e 90 réis, exemplares até hoje destacados no cenário filatélico mundial.



O Brasil foi o segundo país do mundo e primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, uma conquista que marcaria de forma definitiva o destino dos Correios. A partir daí, diferentes emissões foram sendo lançadas, das clássicas às comemorativas, focalizando o que de mais expressivo o Brasil possui, mostrando que o valor de um país se mede pela grandiosidade de seus feitos, pela nobreza de seus cidadãos e pela preservação de seu patrimônio ambiental, artístico, desportivo e sociocultural.



Os selos postais carregam em sua arte muito mais que uma simples imagem pictórica. Os significados e a importância desses veículos de comunicação postal aumentaram com o tempo, transformando-os em embaixadores das nações emissoras. Representam seus países em todo o mundo e servem como um método exclusivo de publicidade. Avançando em suas fronteiras, transportam mensagens significativas, que destacam fatos, informações, tradições, as cores e o orgulho da pátria do correio emissor. 



Do Olho de Boi às Arenas Olímpicas - Em comemoração ao Dia do Selo e na semana em que começam os Jogos Rio 2016, os Correios colocam em circulação a Emissão Série América: Jogos Rio 2016 - Arenas Olímpicas e Paralímpicas. A emissão filatélica destaca a importância das arenas esportivas que serão palco de momentos emocionantes e inesquecíveis durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre agosto e setembro.





Duas minifolhas destacam seis instalações de competição: Estádio Olímpico, Velódromo Olímpico do Rio, Arena da Juventude, Maracanã, Sambódromo e Estádio da Lagoa. As versões são diferenciadas pelas logomarcas utilizadas – uma leva a marca dos Jogos Olímpicos e a outra a dos Jogos Paralímpicos.



Na parte inferior esquerda de cada minifolha há o logotipo da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), que também tem os Jogos Rio 2016 como tema principal na série de selos emitida anualmente em seus países membros.



 



* Brasília, DF, 1º/08/2016.



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui