Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vamos Parar Com o POEbullying -- 06/11/2016 - 14:15 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vamos Parar Com o POEbullying

O POEbullying é um termo usado para designar as críticas negativas e os deboches feitos de poetas para outros poetas em saraus, oficinas de textos e nas redes sociais.

Há muito tempo vejo poetas iniciantes sendo criticados, de forma agressiva, por escritores mais experientes em todos os ambientes. Ás vezes a pessoa posta um texto de sua autoria na Internet e embaixo chove comentários com palavrões e termos chulos. O resultado disto é que o ser, em questão, pode desistir de escrever, ou, entrar em depressão por achar que não tem talento. Neste caso, eu aconselho este escritor principiante a ignorar ameaças e xingamentos. Portanto, se você é um novo escritor eu peço a só pedir opiniões para as pessoas em que você, realmente, confia como um professor de Língua Portuguesa do seu convívio, por exemplo. O problema é que nas redes sociais existem muitas criaturas frustradas que procuram puxar briga metendo a boca no primeiro poema que vê pela frente. Por isto, acredite que ao receber um xingamento, o problema não está com você e, sim, com o agressor. Pois uma pessoa que usa a Internet para ferir a outra possui um problema psicológico muito sério e precisa de tratamento especializado. Então ao receber insultos, não revide porque, muitas vezes, é isto que a pessoa transtornada, do outro lado da tela, deseja. Não deixe que este tipo de gente tire a sua paz.

Como já citei em outros artigos, eu também já fui vítima de POEbullying. Em 2004 eu frequentava uma oficina real de poesia e lá tinha um idoso que morria de inveja de mim. Uma vez ele pegou os poemas sensuais que eu tinha na rede e descobriu a foto de uma modelo russa nua, que diziam ser parecida comigo. Assim o ancião mandou o poema junto com a foto, afirmando ser o meu retrato. Resultado: alguns colegas acreditaram que a fotografia da artista nua era minha e fui expulsa do grupo.

Portanto, só aceite críticas quando você pedir. Não leve em consideração xingamentos de pessoas que você nem conhece direito. Pois, geralmente, elas fazem isto por inveja e despeito.

Escrevo este texto porque vi muitos poetas bons, que desistiram de escrever por causa de insultos. Então, se você é um escritor iniciante, não desista por causa de críticas e se você precisa de um aconselhamento procure um professor de Língua Portuguesa de sua confiança.

Luciana do Rocio Mallon









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui