Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vamos Parar com o POEbullying(Corrigido) -- 06/11/2016 - 14:26 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vamos Parar Com o POEbullying

O POEbullying é um termo usado para designar as críticas negativas e os deboches feitos de poetas para outros poetas em saraus, oficinas de textos e nas redes sociais.

Há muito tempo vejo poetas iniciantes sendo criticados, de forma agressiva, por escritores mais experientes em todos os ambientes. Ás vezes a pessoa posta um texto de sua autoria na Internet e embaixo chove comentários com palavrões e termos chulos. O resultado disto é que o ser, em questão, pode desistir de escrever, ou, entrar em depressão por achar que não tem talento. Neste caso, eu aconselho este escritor principiante a ignorar ameaças e xingamentos. Portanto, se você é um novo escritor eu aconselho a só pedir opiniões para as pessoas em que você, realmente, confia como um professor de Língua Portuguesa do seu convívio, por exemplo. O problema é que nas redes sociais existem muitas criaturas frustradas que procuram puxar briga metendo a boca no primeiro poema que vê pela frente. Por isto, acredite que ao receber um xingamento, o problema não está com você e, sim, com o agressor. Pois uma pessoa que usa a Internet para ferir a outra possui um problema psicológico muito sério e precisa de tratamento especializado. Então ao receber insultos, não revide porque, muitas vezes, é isto que a pessoa transtornada, do outro lado da tela, deseja. Não deixe que este tipo de gente tire a sua paz.

Como já citei em outros artigos, eu também já fui vítima de POEbullying. Em 2004 eu frequentava uma oficina real de poesia e lá tinha um idoso que morria de inveja de mim. Uma vez ele pegou os poemas sensuais que eu tinha na rede e descobriu a foto de uma modelo russa nua, que diziam ser parecida comigo. Assim o ancião mandou o poemas junto com a foto, para a coordenadora do curso e para os outros colegas, afirmando ser o meu retrato. Resultado: algumas pessoas acreditaram que a fotografia da artista nua era minha e fui expulsa do grupo.

Portanto, só aceite críticas quando você pedir. Não leve em consideração xingamentos de pessoas que você nem conhece direito. Pois, geralmente, elas fazem isto por inveja e despeito.

Escrevo este texto porque vi muitos poetas bons, que desistiram de escrever por causa de insultos. Então, se você é um escritor iniciante, não desista por causa de críticas e se você precisa de um aconselhamento procure um professor de Língua Portuguesa de sua confiança.

Bem, e se por acaso você costuma criticar o texto do coleguinha coloque a mão na sua consciência e pense se você não está ceifando um talento. Se por acaso você encontrar um erro gramatical no texto do amigo, não comente isto em público, pois você pode mandar uma mensagem privada em particular para ele apontando o erro. Porém de uma forma gentil e delicada. Pois é como diz aquele velho ditado:

“Elogie seu amigo em público, mas critique em particular quando não estiver ninguém olhando.“

Aqui é bom lembrar que o outro poeta não é seu concorrente. Afinal precisamos encher as redes sociais, os saraus e os livros de muitos poetas.

Luciana do Rocio Mallon















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui