Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fogo a alma -- 03/12/2016 - 09:12 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"Amélia, estou ficando preocupada com você. Essa melancolia não é normal. Você precisa reagir."



"Huhumm"



"Estou falando sério Amélia. Vai acabar doente."



"Mana, cada um com seu tempo. Não se preocupe. Tem certas coisas que reviram a gente. Você sabe que fico sempre introspectiva no mês que antecede meu aniversário. Eu não acredito nesta coisa que chamam de "Inferno Astral", mas acho que é o momento de refletirmos, fazermos uma autoanálise para o recomeço que se aproxima. Mas fico sempre com uma cota de ansiedade maior que o normal. Acabo fazendo uma retrospectiva do ano que passou e isso mexe muito comigo. Ontem fui dormir pensando nisso e tive um sonho interessante. Vou te contar ."



- Eu estava na beira de um riacho, pedras coloridas no fundo, águas claras e borbulhantes. Uma vegetação exuberante ao redor. Flores e perfumes deixavam o ar leve. De repente ouvi uma voz vinda sei lá de onde me dizendo: "Amélia, acalma seu coração. Não se deixe levar apenas pelas emoções. Tudo virá a tempo e a hora. O que tiver que acontecer para construir seu futuro não depende unicamente de sua vontade. Envolvem forças que agem no universo ao redor sobre as quais não se tem controle algum. Esta coisa de que a vida `tem sentido` não faz nenhum sentido. É você mesma quem dá o sentido a vida de acordo com o que faz, pensa, come ou ama. Segundo a lenda de uma antiga tribo africana, um verdadeiro grande amor acontece apenas uma vez a cada século. As criaturas que o sentem, ao se encontrarem não o deixam passar. Nunca! É uma atração tão intensa que não conseguirão esperar outro século trazer outra oportunidade. Sem perceber são levadas por um movimento espiral cada vez mais veloz rumo à um vórtice onde tudo se condensa até a fusão total. Vórtice é um redemoinho de emoções que te suga para dentro dele incontrolavelmente. Contenha o coração ansioso. Mantenha a mente serena. Os caminhos são muitos, apenas a escolha da direção é feita por cada criatura. Alguns escolhem desvios. Outros, atalhos! Da escolha da direção resulta a cota de sofrimento ou prazer durante a jornada. Importa mesmo que a chama que nos move não se apague. Imagine duas velas, uma amarela e uma azul, colocadas lado a lado, coladas por uma cera branca. A amarela sendo um pouquinho maior que a azul. Acendendo o pavio da amarela esta, ao ir queimando, tanto pode acender o pavio da azul como passar por ela sem que isso aconteça. Tudo depende do tremular da chama. Mesmo que as lambuzemos com mel para acelerar a combustão ou imantá-las com o doce sabor do amor, o que impulsiona a chama é a direção da brisa. Acalme-se pois não temos nenhum controle sobre o bafejo divino que origina a brisa. O sopro ateia fogo as brasas a milênios, mas controlar as chamas sem que nos chamusquemos requer aprendizado e determinação. Entretanto, caso a chama de uma vela acenda a chama da outra inevitavelmente queimarão juntas pela eternidade. Nada controla o fogo do amor. Assim como não apagamos grandes incêndios com pequenas canecas de água fria, não apagamos a chama do amor até que se extinga todo o oxigênio ao redor dos amantes. Apegados ao passado e com medo do futuro invariavelmente insistimos numa relação que nos queima a alma e arde o coração...”

“Você levou uma bronca do Além porque está presa ao passado. Você não falou do futuro. Ficar analisando o que passou faz todo sentido, mas você está se esquecendo de olhar pra frente, de fazer planos, traçar metas, novos projetos, novas viagens, novas pessoas, novos problemas. O passado prende, o futuro liberta! Acho que sua melancolia é que porque você está vendo apenas um lado da vida. E o futuro, como fica? Deixa de ser amarrada ao que passou. Pronto, acabou de levar outra bronca.”

Riram um riso de cumplicidade e Amélia continuou:



“Ahhh Mana, tudo que você está dizendo é verdade, não sei o que fazer. Esse banzo vai passar. Agora deixar eu terminar de contar o meu sonho:”



“...Amélia, havemos de concordar com Camões que “Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente”... Amélia, quando encontramos nosso grande amor, só nos resta fechar os olhos, sentir a brisa acariciar a pele, penetrar nossos poros e atear fogo a alma!``











Colaboração: Ângela Fakir e Jeanne Martins.

Desenho: Ângela Fakir

http://riscoserabiscosangelafakir.blogspot.com.br/
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui