Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4739)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Palavras de JK 1958* -- 29/12/2016 - 08:50 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Palavras de JK 1958*





Não me amedrontou a tarefa de mudar a Capital da República – disse o Presidente Juscelino Kubitschek na sua fala de fim de ano, em 1958. E justifica:





1. Sabia, desde o início, que arrostaria muitas críticas e muitos interesses contrariados, mas também sabia que ao Brasil não era possível deter-se, que a meta da nova Capital constituía uma síntese de todas as outras metas de minha administração.





2. Não se trata de uma ambição faraônica. Os faraós levantaram monumentos fúnebres. Brasília é visão de futuro, é instrumento de integração e desenvolvimento.



3. Brasília não será uma cidade monumental apenas, moderna e exemplarmente funcional. Obra de alguns homens de gênio capazes de projetar e construir, com recursos razoáveis, dará ela alto testemunho de nossa civilização, transformar-se-á na ponte de comando de nossa viagem de conquista ao Oeste brasileiro. Irradiará força criadora para uma das zonas mais abandonadas e desconhecidas de nosso imenso território.





4. Erguendo Brasília, erguemos, ao mesmo tempo, a nossa bandeira sobre regiões de que só tínhamos o domínio nominal.





5. Erguendo Brasília, ocupamos o nosso País, provamos que merecemos esse grave e extraordinário benefício da Providência Divina, a herança de um País novo.





6. Quero dizer-vos que nenhuma força humana deterá Brasília. Ela já se vislumbra, configurada e em pleno processo de construção.





7. Com Brasília também se levanta uma vasta área de nosso País, que se desencantou, enfim, deixando de ser longínqua referência nos mapas”. (Palavras de JK-1958).





* Informado pelo escritor e jornalista Adirson Vasconcelos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui