Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O ônibus deixou de ser imoral -- 18/03/2017 - 10:31 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No início dos anos 1980 fui trabalhar no Governo do Distrito Federal. Meu primeiro emprego público. Naquela época havia ônibus que buscavam os servidores no percurso residência-trabalho e vice-versa, inclusive para almoçarmos.



No início dos anos 1990 vim trabalhar no Senado Federal e aqui também havia ônibus que levava e buscava os funcionários. Certa vez procurei o responsável pela frota para buscar as crianças de uma escola da periferia para conhecer o Senado. O colega negou o pedido me mostrando o ônibus que na semana anterior havia sido apedrejado naquela comunidade. Naquela época aqueles ônibus começavam a ser vistos como agressão à moralidade pública. A sociedade não nos perdoou e taxou aqueles ônibus de mordomia, desperdício de dinheiro público, tratamento diferenciado em relação aos demais trabalhadores etc.



Os administradores públicos não tiveram argumentos para sustentar a continuidade dos serviços. Então o Governo resolveu nos pagar auxílio alimentação e escolas para nossos filhos. Levar de ônibus é imoral. Dar o dinheiro não é. Não conseguiram mostrar para a sociedade que os ônibus faziam com que os servidores não chegassem atrasados ao serviço nem que a frota contribuía para a proteção ao meio ambiente. Senão, vejamos: um ônibus leva 40 pessoas e apenas ele polui o meio ambiente. Com o fim das linhas aqueles servidores tiraram seus carros da garagem. Agora são 40 carros poluindo o meio ambiente e aumentando os engarrafamentos.



Na época dourada dos ônibus, durante o trajeto, conversávamos com os colegas, sabíamos os nomes de todos eles e onde moravam; comemorávamos aniversários; os colegas se aproximavam entre si. Rolava até paqueras.



Depois de tantos anos aqueles ônibus estão de volta. Esta semana o jornal local de Brasília (DFTV) mostrou o crescimento vertiginoso no ramo de aluguel de ônibus e vans. A reportagem mostrou algumas empresas públicas e privadas alugando coletivos para seus funcionários. Uma das passageiras apoiou a ideia porque ela não chegaria atrasada ao trabalho, não enfrentaria engarrafamento e interagia com os colegas de trabalho.



A razão para a volta desses ônibus, infelizmente, ainda, não é a preocupação com o meio ambiente. É por causa da incompetência dos governantes que não investiram em transportes públicos. Como os administradores das empresas estão de olho nos atrasos constantes dos funcionários que ficam presos no trânsito, a fadiga com que chegam ao trabalho e, claro, as implicâncias negativas na produtividade, o ônibus deixou de ser imoral.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui