Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Com Lidar Com Colegas Invejosos no Ambiente de Trabalho -- 21/08/2017 - 20:24 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como Lidar Com Colegas Invejosos no Ambiente de Trabalho

A inveja existe quando uma pessoa cobiça as coisas de outra, ao mesmo tempo, que não deseja que ela tenha sucesso porque vê a outra criatura como uma adversária e rival. Portanto sente uma vontade imensa de destruir a suposta concorrente.

Você já reparou que quando um funcionário, novo, chega à firma, logo os outros trabalhadores ficam com medo?

Pois as seguintes dúvidas pairam nas cabeças deles:

- Será que o novo empregado substituirá alguém?

- Já pensou se o recém-contratado toma meu lugar?

- Será que perderei o emprego?

Por causa desta insegurança toda, alguns funcionários antigos passam a maltratar o novo contratado.

Portanto, darei algumas dicas para você se proteger dos colegas invejosos de trabalho:

Quando tiver alguma dúvida não pergunte ao seu colega, pois ele pode ficar de má vontade, ou, dar instruções erradas propositalmente. Desta maneira esclareça as suas dúvidas, diretamente, com o seu chefe, gerente, ou, responsável pelo setor.

Nunca fale de sua vida pessoal para seus colegas de trabalho porque eles podem jogar o conteúdo que você citou contra a sua pessoa mais tarde.

Nas redes sociais tenha dois perfis:

- Um pessoal para sua família e amigos íntimos e

- Outro para seu ambiente de trabalho com: chefes, colegas e clientes.

Não desabafe assuntos íntimos no perfil do seu trabalho.

Cuidado com provocações vindas dos funcionários antigos. Pois, eles xingarão e tentarão constranger a sua pessoa. Pois, o objetivo deles é fazer com que você perca a cabeça e seja mandado embora. Portanto, trate todos com educação e não revide. Mas, no caso de algum problema mais grave, o seu chefe precisa ser comunicado.

Tente resolver toda a competição com garbo e elegância.

Uma vez, quando eu trabalhava numa loja de sapatos, fui pegar no estoque os números e modelos de calçados que uma cliente pediu. Quando cheguei, ao térreo, notei que havia uma colega convencendo a freguesa a comprar outros modelos de calçados com ela. Mas, cheguei e disse:

- Com licença, esta cliente já está sendo atendida.

Em outra loja de sapatos, eu atendi a um freguês que adquiriu cinco produtos. Ele ia provando, e escolhendo. Assim os produtos escolhidos, eu deixava no balcão do caixa para facilitar o pagamento dele. Porém, o que eu não percebi era que minha colega invejosa ia pegando os produtos do balcão e guardando de volta no estoque. Quando meu freguês foi ver seus produtos no balcão no caixa, eles não estavam mais lá e minha colega invejosa mentiu que guardou os produtos porque pensava que eles não tinham comprador. Tive que procurar todos os produtos novamente. Eu não deveria deixar os produtos escolhidos no balcão e, sim, o mais próximo possível do cliente.

Num outro estabelecimento, quando chegava uma nova cliente, uma colega invejosa dizia, no meu ouvido, que a cliente era dela e eu, ingenuamente, acreditava. Quando eu já estava farta da situação, toda a vez que aparecia uma nova cliente e a minha colega vinha fazer o jogo, eu perguntava à freguesa se ela já era a cliente da vendedora tal e ela falava que não. Então eu comecei a aproveitar a oportunidade para desmascarar a minha colega e a fazer ótimas vendas. Aqui me liguei que sempre quando entra um freguês na loja, qualquer vendedor tem o direito de atende-lo, a não ser que ele chame pela vendedora Fulana de Tal, ou, a venda seja por vez.

Não venho através, deste artigo, estimular a concorrência entre funcionários. Pois o ideal seria que todas as pessoas soubessem trabalhar em grupo. Porém, como a realidade é outra, a minha função é ensinar novos funcionários a se defenderem de colegas invejosos e com péssimas intenções.

Portanto, se você é funcionário novo em uma firma, lembre-se: tire suas dúvidas com o chefe, converse com elegância, não exponha a sua intimidade, seja educado e não perca a cabeça com provocações.

Luciana do Rocio Mallon











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui