Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O mundo precisa de santidade -- 29/09/2017 - 10:01 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





O mundo precisa de santidade



Vivemos apressados e atarefados com o nosso dia a dia, sobrando pouco tempo para prestarmos atenção e acompanhar as mudanças que vão ocorrendo no mundo e na sociedade, mesmo as que nos rodeiam. No entanto, basta uma espiada nos meios de comunicação para que os cabelos arrepiem e as preocupações tomem conta do nosso ser. Por isso, preferimos apelar para a máxima popular - “o que o olho não vê, o coração não sente”. Até porque, pouco ou nada podemos fazer e precisamos viver.



Inteirados ou não, a verdade é que o mundo está caminhando na contramão dos direitos humanos, da justiça, da paz e da vida plena para todos. Pode até estar bem para uma minoria, mas vai muito mal para uma grande maioria.



A palavra de ordem é crise. Tão generalizada que fica difícil saber realmente que crise é: econômica, política, moral, espiritual? Natural é que não é.



Humana, sem dúvida. Ausência ou abandono dos verdadeiros valores humanos e espirituais, trocados por práticas nada cristãs. Cresce o materialismo, o individualismo, cresce a ganância e a falta de caridade. Vemos desigualdade, exploração, violência, terrorismo, escândalos, corrupção. A miséria e a fome atingem parcela significativa da população. É assustador o número de mortes provocadas, vítimas do abandono, da falta de recursos, da falta de assistência médica e social, dos crimes de várias ordens. Ao fundo, o que vemos? Ideologias políticas ou “religiosas” nutridas pelo poder, pela conquista e dominação. Grupos cada vez mais fortes ditam normas políticas e sociais.



O dinheiro está assumindo o papel do deus da terra, da humanidade. Ao Deus verdadeiro fica reservado o Céu.



Nesse caminhar, sem amor, triste fim nos espera.



Cabe aqui uma pergunta: o que será que aconteceu com o homem? Criado por amor, com amor e para o amor. Passou a ignorar Deus, sua importância, sua Vontade, seus planos para os filhos amados. O homem vem-se tornando surdo às Verdades inquestionáveis anunciadas reiteradamente pelos profetas, pelas Sagradas Escrituras e pelo seu Filho Jesus Cristo. Prefere seguir o mundo.



Felizmente, o mundo ainda tem jeito, porque o homem tem jeito. A Escritura dá o caminho: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. O homem precisa voltar ao caminho de Deus, do Amor. Precisa voltar a respeitar os Planos da Criação, a seguir os Mandamentos de Deus.



Sem isso, como atender o apelo de Deus a todos os batizados: “Sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo” (Mt 5,48).



Realmente, não é fácil contrariar o sistema reinante que premia e estimula o dinheiro, o poder, a fama e despreza o próximo e o próprio Deus. É um desafio e até uma utopia a prática do amor nesse mundo cada dia mais materializado, seduzido pelo progresso e “satisfeito” com o bem-estar proporcionado pela abundância de bens.



“Estas crises mundiais são crises de santos” (São Josemaría Escrivá). Se a santidade é difícil não é impossível. Bastam o empenho e as graças abundantes de Deus.



Assim, a santidade é para todos e, como lembra o Ir. Denilson Mariano, SDN, não é algo para ser vivido dentro das igrejas, mas no cotidiano da vida, nas relações humanas, nas escolhas e opções que fazemos em nossa existência. Encorajam-nos os inúmeros exemplos de santos vivos que dedicam sua vida na construção de um mundo melhor e mais humano onde haja mais generosidade, doação e bondade. Sejamos pois, agentes das mudanças que esperamos, em nós mesmos, em nossa casa, na rua, no bairro, na cidade...



O caminho da santidade é o do seguimento de Jesus Cristo: buscar e praticar a justiça; empenhar a vida para que todos tenham vida em abundância.



Salve Maria!



 



 



 



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui