Usina de Letras
Usina de Letras
261 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A alegria de evangelizar -- 08/10/2017 - 13:24 (Valdomiro Carezia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





A alegria de evangelizar



A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele e são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento! Com Jesus Cristo, a alegria renasce sem cessar”. (Papa Francisco)



É impossível não concordarmos que o mundo e a sociedade mergulham rapidamente num materialismo, se encanta com o ter, com o consumo descontrolado e se escraviza diante do “deus” dinheiro.



É urgente acordar e reagir. Sem exagero, já estamos em estado de alerta. Infelizmente as atitudes do ser humano envergonham as nossas qualidades naturais e desnaturam o projeto da criação do homem que deveria ser imagem e semelhança de Deus.



Poderíamos citar as inúmeras justificativas para nos preocuparmos; mas, sempre é tempo de reverter esse quadro negro da vida. O mês de outubro é dedicado às missões. É um alerta para acordar sobretudo a nós cristãos católicos para uma revisão de vida, uma tomada de consciência da nossa força e da nossa responsabilidade de batizados e marcados pela graça de Deus quanto aos rumos da sociedade. Estatísticas indicam que em algumas regiões chega a 70 % o número de batizados que se afastaram da Igreja.



Para Bento XVI, o problema do nosso tempo se resume numa crise moral, fruto de uma “crise de Deus”, uma ausência de Deus, de religião levada a sério. O ser humano vem-se contentando com uma “religiosidade vazia”, que acaba por ruir a nossa fé. A consequência é uma verdadeira “epidemia” de preguiça espiritual que nos torna fracos para lutar contra a guerra que a sociedade desenvolve contra o sobrenatural, contra a Vida Divina a que somos chamados por Deus.



O mundo precisa de uma “nova evangelização”. Missão que foi confiada aos apóstolos pelo próprio Cristo e que se estende até nós: “Ide ao mundo e anunciai o Evangelho para toda a humanidade”. Portanto, repetindo as palavras de Paulo: “Ai de mim se não anunciar o Evangelho”!



“Convertei-vos e crede no Evangelho”. Evangelizar-se para evangelizar. Viver o Amor de Deus, segundo a Verdade, que nos fortalece e nos afasta das mentiras do mundo. Evangelizar para recristianizar o mundo, tornar presente no coração dos homens a “boa nova, a boa notícia” acerca da verdadeira identidade de Jesus Cristo: plenamente Deus e plenamente homem que, por amor, morreu na cruz para nossa salvação, e ressuscitou dos mortos, garantindo a vida eterna ao seu povo. E isso não é passado, é hoje e sempre. Está no meio de nós “todos os dias, até o final dos tempos”.



Presente na Eucaristia, alimenta e sustenta a nossa vida plenamente.



Esta boa notícia não é outra coisa senão o amor de Deus, um amor tão incondicional, tão absoluto, tão verdadeiro como a cruz. Amor para ser vivido e irradiado… capaz de transformar os corações.



É preciso perceber que a vida tem muito mais do que o mundo pode oferecer pois o material não é suficiente para dar sentido a nossa vida.



Nas palavras do papa Francisco, o nosso coração “sabe que a vida não é a mesma coisa sem Jesus Cristo; pois bem, aquilo que descobriste, o que te ajuda a viver e te dá esperança, isso é o que deves comunicar aos outros”.



Podemos concluir que o homem enfrenta uma desordem existencial e a sociedade sofre as consequências. O mundo está gravemente “enfermo”, carece de paz e de justiça, agoniza por falta de amor e de solidariedade. Tem jeito, mas depende do homem. Este sozinho não tem forças para vencer a maldade do mundo (o joio) que ameaça a bondade ( o trigo) de assumir a vida humana em sua plenitude. Precisa de religião, precisa de uma ligação forte com Deus.



Não se esqueça, a messe é grande e precisa de operários. O Reino de Deus precisa atingir a todos; precisa de anunciadores para levar Jesus àqueles que não O conhecem ou àqueles que O rejeitam.



Salve Maria!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui