Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Imprensa -- 31/10/2017 - 11:27 (Padre Bidião) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No século XV, Johannes Gutenberg aperfeiçoou um processo gráfico, chamado prensa móvel que foi somente utilizado a partir do século XVIII para imprimir jornais, que aliás eram os únicos veículos de comunicação existentes. Desta forma, a imprensa representa a união de ferramentas que compõem o sistema de divulgação de notícias com a função social de informação junto à sociedade. Trata-se então, segundo Bira Câmara, do “principal veículo para a divulgação de ideias..” é importante ressaltar ainda que a imprensa é resultado de um processo milenar, precedido da evolução da escrita e pelas formas rústicas de reproduzir informações. Com base nessa ideia inicial, a imprensa vem cada vez mais evoluindo e ganhando espaços antes inacessíveis na ausência de um ambiente democrático outrora por nós vivenciados e de pouco tempo atrás. Com a liberdade de imprensa, todos os fatos tornaram-se públicos em diversos setores, incluindo-se PRINCIPALMENTE, em órgãos públicos que regidos pelo princípio da publicidade, tem na imprensa a parceria inseparável e a base de uma democracia ampla e irrestrita de divulgação. Os diários oficiais representam a aliança entre o regime democrático de direito e o gerenciamento das gestões por parte de toda a sociedade. O noticiamento não tendencioso dos diários oficiais também acompanha a conduta ética que rege o código de ética da profissão de jornalismo.

A divulgação via diário oficial, de trabalhos e ou qualquer remuneração por conta de um gestor público, faz-se para que a população realmente acompanhe de perto a gestão. Portanto, não há nada além do que é exposto nem a tática tendenciosa a querer induzir ao cidadão de pre-julgamentos numa publicação de diário oficial. As ideias tendenciosas que se fazem presentes em alguns veículos de comunicação, não tem um objetivo de informar, mas de induzir ao pensamento equivocado da massa popular que acaba por digerir tais informações sem um SENSO CRÍTICO PRÓPRIO. Portanto, atentemos não apenas a divulgação de noticiais mas da análise dos fatos noticiados livre de tendências geralmente equivocadas, com outras finalidades.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui