Usina de Letras
Usina de Letras
202 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gola Chocker,Deusa da Mesopotâmia e Enheduanna(Corrigido) -- 27/11/2017 - 15:34 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Gola Chocker, a Deusa da Mesopotâmia e a Poetisa Enheduanna

Todos os dias, recebo mensagens de pessoas pedindo para que eu escreva textos sobre moda. Na verdade não sou muito ligada ao mundo da beleza. Mas estudei História da Moda e trabalhei durante anos em lojas de roupas. Sempre gosto de ligar vestuário e cultura, tanto que um dos textos mais lidos que escrevi chama-se: Moda e Espiritualidade, onde explico que cada peça antiga tinha um significado místico.

Hoje falarei de um modelo de blusa que vem fazendo a cabeça da mulherada desde o começo deste ano de 2017: a blusa com gola chocker, que é uma camiseta justa com uma espécie de coleira costurada junto a ela.

Esta peça fez sucesso na década de 60 com as estrelas de filmes de Hollywood e com as cantoras da Jovem Guarda. Depois estilistas tentaram relançar este modelo de blusa em 1986, mas não tiveram sucesso.

Porém a origem da gola chocker tem mais de 3000 anos antes de Cristo e, segundo a lenda, foi criada pela deusa da Castidade da Mesopotâmia.

Diz o mito que naquela região havia uma deusa virgem, que não aceitava pretendente nenhum. Num dia de inverno, ela brigou e gritou em voz alta com a deusa Istar, que retirou a voz da donzela. A moça ficou chateada, dormiu e teve uma visão de uma espécie de anjo que lhe ensinou a fazer uma peça de roupa para curar sua garganta. No dia seguinte, esta jovem pegou seu tear de costura e fez um vestido grudado com uma espécie de coleira cobrindo o meio da sua garganta. Após três dias, vestindo esta roupa, sua voz voltou. Deste jeito, ela costurou várias peças do mesmo modelo. Mais tarde Marduk, o chefe dos deuses nomeou esta donzela como deusa da castidade, virgindade, Poesia e Literatura.

A gola chocker acompanhada de um decote “V” significava o lado escuro, mas necessário, de toda a mulher.

Já a gola chocker junto com um decote em forma de meia-lua representava o sorriso e a alegria.

Mais tarde, na Mesopotâmia, surgiu uma escritora e poetisa chamada Enheduana, que dizia conversar com a deusa da Poesia e da Castidade. Ela foi princesa e sacerdotisa, sem falar que foi uma das primeiras escritoras a fazer poemas considerados feministas. Além disto, esta poetisa lutou pela alfabetização das meninas naquela região. Por ter visões com a deusa da virgindade, a escritora passou a se vestir como esta entidade com seus vestidos de gola chocker.

Durante o Brasil-Colônia, muitas escravas eram vendidas com correntes grossas no pescoço e isto fazia com que elas ficassem com marcas horríveis. Então, nas senzalas, elas adaptaram roupas que disfarçassem estas marcas e passaram usar a gola chocker cobrindo o pescoço.

Bem, esta é a história repleta de lendas e misticismo da gola chocker. Ela fica elegante tanto com blusas quanto em vestidos.

Luciana do Rocio Mallon











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui