Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tranças X Vesteterapia(Corrigido) -- 21/01/2018 - 17:29 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tranças X Vesteterapia

Estes dia, recebi as seguintes mensagens:

- Tia Lu, os penteados de cabelo tem a ver com a Vesteterapia?

- O jeito com que as pessoas arrumam seus cabelos tem relação com as personalidades delas?

- É verdade que a trança é uma penteado místico e a maneira de trançar os cabelos pode atrair energias diferentes?

Bem, abaixo estão minhas respostas:

Sim, os penteados possuem relações íntimas com a Vesteterapia, a terapia através das roupas. Pois os cabelos durante muito tempo foram usados como vestes também e os penteados refletem as personalidades, das pessoas, quando escolhidos com espontaneidade.

Desde a Idade da Pedra, as mulheres se preocupam com os cabelos. Pois foram elas que criaram os pentes e presilhas com ossos de animais. Naquela época, os cabelos compridos faziam parte do vestuário destas moças. Pois quando fazia frio, elas se cobriam com as próprias madeixas longas.

Com o tempo, as mulheres das cavernas foram inventando penteados e acessórios de diversos materiais para suas cabeleiras.

Agora falarei sobre as tranças, que são penteados que possuem significados místicos. As tranças existem desde 3500 anos antes de Cristo.

Reza a lenda que uma mulher robusta, de cabelos muito compridos, viu seu marido cair num buraco grande e não conseguia sair de lá. Então ela jogou várias cordas, mas todas arrebentaram. Assim a moça decidiu que faria uma corda com os próprios cabelos já que eles eram enormes. Ela trançou os cabelos, prendeu com uma presilha feita de ossos e jogou no buraco. Assim seu marido subiu pela trança e foi salvo.

Em vários povos antigos, as tranças significavam status social e estado civil. Em algumas destas civilizações a mulher casada usava uma trança só com o cabelo para trás e meninas solteiras utilizavam duas tranças divididas ao meio. Quando as garotas usavam as tranças, com laços embaixo, isto significava pureza e ingenuidade.

Quando uma dama casada colocava sua única trança para a esquerda era sinal de que aquele dia, ela encontrava-se muito emotiva e que, por isto, não queria ser incomodada. Mas quando ela colocava a trança para o lado direito significava que esta mulher encontrava-se mais racional e que não estava a fim de brincadeiras.

O formato das presilhas que prendiam as tranças também eram importantes, por exemplos: Se possuía a forma de estrela, era sinal de que a moça era sonhadora. Mas se era em formato de Lua era porque a dama queria ser uma sacerdotisa. Porém se tinha a forma de coração significava que a moça amava a família, ou, desejava um pretendente se fosse solteira.

Em algumas tribos indígenas americanas, quando uma mulher tinha um problema, ela executava um ritual e depois fazia uma trança onde imaginava que os problemas saíam de suas cabeças e só ficavam, neste penteado, para que a natureza tomasse conta deles.

A África criou diversos tipos de tranças. A trança nagô é feita junto ao couro cabeludo e permite a criação de vários desenhos porque significa criatividade, alegria e força.

Já as tranças estilo dread tem uma forte ligação com a religião Rastafari.

No Antigo Egito as tranças significavam a energia do pensamento que saía para fora da cabeça com o objetivo iluminar o mundo.

Os antigos celtas costumavam usar as próprias tranças como guirlandas que protegiam suas ideias e pensamentos de serem roubados por criaturas más.

Na Mitologia Grega há uma cena em que Athena seduziu Zeus usando tranças.

Na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, há um trecho em que Capitu tenta conquistar Bentinho também usando tranças.

No conto-de-fada, Rapunzel, a princesa consegue atrair o príncipe jogando suas tranças do alto da torre.

Na Idade Média, as donzelas costumavam trançar os cabelos em duas partes, para depois fazer dois coques, um na direita e outro na esquerda. Isto significava pureza, inocência, timidez e que ela não gostaria de ser perturbada por homem nenhum.

Reza a Lenda que a Imperatriz Sissi da Áustria tinha tranças que eram enfeitadas com presilhas de diamantes e de brilhantes com os formatos de estrelas e flores. Dizem que quando suas empregadas trançavam seus cabelos, ela fazia o famoso Ritual Antigo das Tranças.

Nos anos 80 e 90, período em que as mulheres usavam penteados espalhafatosos como os cortes “pigmaleão” e “selvagem”, utilizar uma trança embutida única virou sinônimo de equilíbrio, elegância, discrição, mistério e luxo.

Existe o Ritual Antigo da Trança, que passarei a abaixo:

Para realizar este procedimento você precisará de uma presilha com o formato que desejar.

Pela manhã, enquanto trança o cabelo, faça a seguinte oração:

- Esta trança faz parte do meu pensamento. Assim que ela estiver pronta, todos os meus problemas só estarão nela para que a natureza ajude a resolver todas as minhas questões não estruturadas. Pois hoje irei brilhar e fazer sucesso.

Depois prenda este penteado com um elástico ou presilha de sua preferência.

Luciana do Rocio Mallon

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui