Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dia do Telefone, Dez de Março -- 09/03/2018 - 14:11 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dia do Telefone, Dez de Março

Por favor, me responda a seguinte pergunta:

- Hoje, você conseguiria viver sem celular?

Tenho certeza de que sua resposta é não. Afinal é no telefone móvel que você pode acessar vários serviços como: agenda pessoal, aparelho fotográfico, rádio e Internet.

Então, faço outra pergunta:

- Nos anos 80, você conseguiria viver sem telefone fixo?

Aposto que a resposta também seria não. Pois naquela época já existiam os serviços estilo delivery e entrevistas de emprego já eram feitas ao telefone.

Dia dez de março é dia do telefone porque nesta data aconteceu a primeira transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell. O nome dado ao aparelho foi telefone.

Reza a lenda que Graham Bell criou o telefone quando estava tentando inventar um aparelho para uma das suas filhas que era surda, mas isto não foi comprovado até hoje. Há outra versão que diz que este cientista inventou o telefone por causa de uma aposta que fez com Elisha Gray, seu concorrente.

Alguns historiadores dizem que em uma exposição, nos Estados Unidos, Dom Pedro II falou ao telefone em público com o cientista, que recitou uma parte de uma obra de Shakespeare.

O Brasil ganhou seus primeiros exemplares de telefone em 1883.

Até os anos 80, uma linha telefônica no Brasil custava caro.

Porém foi entre os anos 60 e 80, que as pessoas aprenderam a pedir socorro por telefone. Neste período um telefonema tinha a capacidade de salvar uma vida. Pois surgiram números, exclusivamente, para chamar: ambulância, polícia e bombeiros.

Nos anos 90, os preços das linhas telefônicas baixaram e o telefone fixo se popularizou. No final da mesma década os telefones celulares chegaram ao Brasil. Hoje os celulares são tão populares que as linhas fixas estão desaparecendo.

Telefone sempre foi um aparelho importante para mim. Como na minha adolescência eu tinha depressão, não podia paquerar e nem ir aos bailes, eu ligava para o Disque-Amizade, incorporava uma personagem e escutava histórias fantásticas que substituía qualquer atividade de uma adolescente comum. Pois eu viajava na imaginação com aqueles causos que eu só ouvia por telefone.

Ainda na juventude quando minha depressão ficava grave, eu telefonava para o número 141, Centro de Valorização da Vida, onde havia voluntários, na linha, treinados para conversas com pessoas tristes que estavam a ponto do suicídio.

Depois, a partir de 2002, quando tive acesso à Internet passei a usar os serviços do Centro de Valorização da Vida on-line e o Disque-Amizade desapareceu.

Infelizmente, ainda existem pessoas que usam o telefone para o mal, como exemplos: golpe do falso secreto e do falso acidente na estrada. Por isto ter um identificador de chamada numa linha fixa é importante. Outro lado negativo é que os roubos de celulares tem aumentado. Por isto as pessoas precisam ficar atentas com tudo o que acontece ao redor.

Devemos aproveitar o Dia do Telefone para várias reflexões.

Luciana do Rocio Mallon







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui