Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
75 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 56315 )
Cartas ( 21150)
Contos (12564)
Cordel (9932)
Crônicas (22049)
Discursos (3130)
Ensaios - (9098)
Erótico (13315)
Frases (42745)
Humor (18170)
Infantil (3689)
Infanto Juvenil (2485)
Letras de Música (5460)
Peça de Teatro (1315)
Poesias (137623)
Redação (2903)
Roteiro de Filme ou Novela (1050)
Teses / Monologos (2384)
Textos Jurídicos (1918)
Textos Religiosos/Sermões (4590)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Artigos-->Reunião do Papa com bispos do Chile sobre abusos sexuais -- 18/05/2018 - 22:50 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos



Papa termina reunião com bispos do Chile e antecipa mudanças a curto e longo prazo

 







 


Segundo o site ACI Digital (18/05/2018), o Papa Francisco realizou no dia 17 de maio o último encontro com os bispos do Chile para falar sobre os casos de abusos sexuais e lhes entregou uma carta para agradecer sua disponibilidade de “colaborar em todas aquelas mudanças e resoluções que teremos que tomar a curto, médio e longo prazos, necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial”.

Com a reunião realizada na tarde de quinta-feira, foi concluído o último dos quatro encontros que o Santo Padre teve no Vaticano com os 34 bispos chilenos para falar a respeito os casos de abusos sexuais no país sul-americano.



Segundo informações da Sala de Imprensa da Santa Sé, a reunião foi realizada antessala da Sala Paulo VI e terminou às 18h40. A série de encontros começou na terça-feira, 15 de maio, e fazem parte de um “período de discernimento e encontro fraterno”.

Especialmente, falaram sobre o relatório elaborado por Dom Charles Scicluna sobre o Bispo de Osorno, Dom Juan Barros, acusado de encobrir abusos sexuais cometidos por Fernando Karadima.

No final do encontro, o Papa entregou a cada bispo uma carta na qual lhes agradece a participação e por realizarem juntos um “discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos”.

Nesse sentido, também agradeceu a “plena disponibilidade que cada um manifestou a aderir e colaborar em todas aquelas mudanças e resoluções que teremos que tomar a curto, médio e longo prazos, necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial”.

A seguir, a carta completa do Papa Francisco:

Queridos irmãos no episcopado

Quero agradecer-lhes por terem acolhido o convite para que, juntos, fizéssemos um discernimento franco face aos graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e debilitaram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos.



À luz dos acontecimentos dolorosos concernentes aos abusos – de menores, de poder e de consciência –, temos aprofundado a gravidade dos mesmos, bem como as trágicas consequências que tiveram particularmente para as vítimas. A algumas delas eu mesmo pedi perdão de coração, a cujo pedido vocês se uniram numa só vontade e com o firme propósito de reparar os danos causados.

Agradeço a plena disponibilidade que cada um manifestou a aderir e colaborar em todas aquelas mudanças e resoluções que teremos que tomar a curto, médio e longo prazos, necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial.



Depois destes dias de oração e reflexão os convido a seguir construindo uma Igreja profética, que sabe colocar no centro o importante: o serviço a seu Senhor no faminto, no preso, no migrante, na vítima de abuso.

Por favor, não se esqueçam de rezar por mim.

Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os proteja.

Fraternalmente,

Francisco

Fonte: https://www.acidigital.com/noticias/papa-termina-reuniao-com-bispos-do-chile-e-antecipa-mudancas-a-curto-e-longo-prazo-42766




Professor Felipe Aquino e outros


Enviado por Adalberto Lima em 18/05/2018

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Seguidores: 1Exibido 93 vezesFale com o autor