Usina de Letras
Usina de Letras
203 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sem o grito da alma a fotografia não é arte -- 29/06/2018 - 22:08 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Neste momento fotógrafos no mundo inteiro registram o nosso dia a dia, os nossos hábitos, nossos vícios e virtudes. Registram nascimentos, casamentos, batizados, outros ritos e até a morte. Futuros fotógrafos estão estudando nas escolas e universidades, elaborando novas teorias; ajudando engenheiros a criarem facilidades, a elaborar novos equipamentos ou aperfeiçoando os atuais. Outros ainda estão de corpo e lente nos laboratórios científicos elaborando novos materiais.



Todo esse esforço para registrar. Fotógrafo é antes de tudo um grande registrador.



Daqui a cem anos nossos descendentes poderão conhecer nossos costumes analisando os registros fotográficos de hoje. Como vestíamos, o que comíamos, como eram as nossas paisagens – arborizadas ou devastadas; se determinado rio estava poluído ou não. As fotos dos pássaros e de outros animais irão dizer se fomos conservadores ou destruidores.



Sem um viés denuncista naturalmente este assunto virá à mesa de discussões e será pautado pelos estudiosos e governantes.



As fotos tiradas hoje nortearão as ações dos novos inquilinos da terra. Se eles não souberem como viveram seus antepassados ficará difícil saber como agir naquele presente. A partir da fotografia de hoje definirão os rumos da humanidade.



O fotógrafo, ainda que não se dê conta, presta relevante papel social e não tem como fugir dele. Se clicar está mostrando o que a alma da sociedade está vendo. Naturalmente, o fotógrafo é impulsionado a fazer este trabalho, a registrar. É um registrador.

Registrar com arte, eis a grande diferença. Este é o pulo do gato. O fotógrafo não é um documentarista frio, distante e desapaixonado. Se entra mecanicismo, vira apenas um registro. Se é documento, dura apenas até a próxima interpretação. Quando o fotógrafo lança sua alma na fotografia aí sim é arte. Se entra alma, vira arte. Se é arte, vira eterno.



Sem o grito da alma a fotografia não é arte.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui