Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UM PUNHADO DE IDIOTAS -- 10/01/2023 - 00:18 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

UM PUNHADO DE IDIOTAS

João Ferreira

09 de janeiro de 2023

 

A expressão "Um punhado de idiotas", que usei no título deste artigo, é tirado de um editorial da Folha de S. Paulo de hoje, 9 de janeiro de 2023.

O jornal paulista usa a expressão para se refeir ao grupo que ontem  entrou na cidade de Brasília para  vandalizar as sedes dos  três poderes da República: Palácio do Planalto, prédios da Câmara e do Senado e STF. O grupo que, num ímpeto terrorista e golpista,  atacou, destruiu, destroçou, com sanha e vandalismo,  os prédios simbólicos do três poderes.

Na cultura grega, idiota significava o homem simples e plebeu, de poucos conhecimentos em contraste com o homem do Estado, que era letrado e sabido.

A sociedade utiliza  qualificações  para definir os sujeitos em sua ação.  Ao utilizarmos a qualificação "um punhado de idiotas",  acompanhando a Folha de S. Paulo,  seguimos a tendência social que  busca termos próprios dentro da dinâmica da língua para definir situações específicas.

Ao tomarmos cinhecimento de que esse grupo numeroso foi "convocado"  para marchar sobre Brasília e que chegou  em "caravana organizada" para praticar vandalismo, por tudo o que fez, achamos que nenhuma expressãoa é mais justa do que essa: de que o grupo é um "punhado de idiotas".     Idiotas puros, pois sabemos que é próprio do idiota manifestar falta de inteligência e falta de sensibilidade como se fosse privado das faculdades essenciais que caracterizam o ser humano adulto e civilizado.  Idiotas foram suas ações, idiota foi sua cabeça, idiota foi sua fanatização e sua ação vandálica,golpista e terrorista. 

O jornal Estado de S. Paulo de hoje, através da excelente matéria "Convocação falava em "tudo pago" para quem participasse" dá-nos informações básicas sobre o grupo 

Na matéria, o jornal   dá conta de que "grupos de apoio ao ex-Presidente Jair Bolsonaro começaram a divulgar com intensidade mensagens em aplicativos de mensagens organizando caravanas para levar manifestantes de todo o país para Brasília desde terça-feita [dia 3 de haneiro]. As viagens começaram ns sexta-feira [6]. As mensagens convocavam os extrenistas e falavam em enfrentamento às forças policiais. O plano era tomar os palácios dos três Poderes, acampar no interior, além de bloquear refinarias de combustível em todo o país E assim provocar o caos para levar à intervenção militar com  deposição do presidente eleito  Luiz Inácio Lula da Silva(PT). Oferecia-se ônibus de graça - a maioria saiu da frente de quarteis. Em Jundiaí,partiram da frente do 12º Grupo de Artilharia de Camapanha."

Nas mensagens "o ônibus de graça. Tudo pago. Água, café, almoço e janta. Ficará acampado no Planalto." Um do grupo confessou: "O povo do agro me chamou e já contratou 3.000 ônibus de diferentes áreas do Brasil.".  Um extremista declarava por sua vez: "O Congresso é nosso. Vamos tomar posse dele. Com cavalaria ou sem cavalaria, nada vai nos parar".

Resumindo: segundo as mensagens, o plano era "tomar os palácios dos três poderes" "Acampar no interior". "Provocar o caos para levar à intervenção militar para depor o Presidente Lula."

Esta foi a pólvora que usaram para fanatizar esse "punhado de idiotas", agora encralacrado com as investigações em curso que os julgarão como golpists, terroristas, vândalos."

De  ressaltar que, com antecedência, o Correio Braziliense já alertava que estavam a caminho Caravanas organizadas para "cercar Brasília e "parar tudo". E no Whatsapp e Telegram as mensagens bolsonaristas davam conta da invasão de Brasília com 90 ônibus e 4.000 pessoas chegando...

E deu no que deu. Idiotas na mão da justiça.

 

João Ferreira

9 de janeiro de 2023

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 249 vezesFale com o autor