Usina de Letras
Usina de Letras
185 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->APELO A GEORGE W. BUSH -- 17/02/2003 - 20:17 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Presidente Bush,

Mostre-se digno do cargo que ocupa. Não faça duma questão pessoal uma questão internacional. Sua eleição já foi complicada – muitos até acham que foi fraudada –; e agora Vossa Excelência vem com essa guerra! Uma guerra com uma desculpa tão esfarrapada assim! Por acaso não teria uma justificativa melhor para essa guerra?
Existe um ditado que diz: pode-se enganar algumas pessoas por muito tempo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo. V. Exª. deve conhecê-lo. Se vossas justificativas tivessem fundamentos, Israel teria que ter sido atacado há muito tempo. Há décadas que eles vem violando as resoluções da ONU e massacrando o povo palestino sem que vocês façam nada. Por que dois pesos e duas medidas? O que os judeus tem de diferente dos árabes, para merecerem um tratamento tão diferenciado? Ou a questão é outra? Não tem nada com armas de destruição em massa? Não, porque se for isso, então a Coréia do Norte, o Paquistão, a Índia, a China, o Irã, Israel, e tantos outros também as possuem. Alguns desses países até possuem armas muito mais sofisticadas do que as que vocês dizem o Iraque possuir. E esses países? Por que um tratamento tão diferenciado? Só porque eles não possuem as reservas de petróleo que o Iraque possui? Será que o petróleo Iraquiano vale mais do que milhares de vidas?
Ah, Presidente Bush, que saudades de Bill Clinton! Como gostaria que V. Exª. tivesse a metade da capacidade diplomática dele! Enquanto ele gostava de atacar suas estagiárias, V. Exª. gosta de atacar outras nações; enquanto ele fazia amor, V. Exª. faz guerra; enquanto ele tratava as nações aliadas como parceiras, V. Exª. as trata com desdém. Não leve a mau, mas V. Exª. poderia pelo menos ser que nem seu pai. Será que V. Exª. é tão radical assim, a ponto de dizer que quem não está contigo está contra você? V. Exª. não é tão arrogante assim de achar que todos devem concordar com seus devaneios? V. Exª. é o presidente da maior nação do mundo. E uma pessoa não teria condições de ser eleito presidente dessa nação com tais pensamentos. Ou será que 51% dos americanos se enganaram? Não, V. Exª. não é tão baixo assim para levar uma questão pessoal a uma guerra injustificada e inaceitável. Não, presidente Bush, V. Exª. não será capaz disso.
Caso V. Exª. esteja em dúvida, veja por exemplo sua popularidade; ela está caindo. O seu povo não quer a guerra, o mundo não quer a guerra; mas V. Exª. quer. Então quem está errado? V. Exª. ou o resto do mundo?
Pense um pouco mais. Não sacrifique a vida de milhões de inocentes americanos e iraquianos. Se V. Exª. odeia Sadam Hussein tanto assim, por que não o convida para um duelo. Assim V. Exª. arrisca somente a sua própria vida e ele a dele. Não é necessário matar Iraquianos, americanos, ingleses e tantos outros inocentes. Não é verdade?
Além disso, vocês não precisam tanto assim do petróleo Iraquiano. Vocês já têm acordos com tantos outros países exportadores. Além do mais, se querem enfraquecer a OPEP, existem outras maneiras de fazer isso. Quando querem, vocês americanos conseguem tudo.
Então presidente, não arrisque seu pescoço e um longo período de ajuda mutua com as principais nações européias por uma guerra inútil. Para que causar mais estabilidade numa região que é um caldeirão de pólvora? As conseqüências serão imprevisíveis. Já pensou se o conflito se espalha e vocês são obrigados e lutar em mais de uma guerra. Faça que nem o seu antecessor: use a diplomacia, use a persuasão. Além de mais barato, não sacrifica vidas humanas.
Para terminar, presidente Bush, eu gostaria de dizer que nós brasileiros, aquele povinho que fala uma língua esquisita e mora na parte sul de seu quintal e onde nossa opinião não quer dizer nada, somos totalmente contra essa guerra estúpida – como são todas as guerras – e gostaríamos que, agora que temos um novo presidente, V. Exª. não destruísse nossa frágil economia com essa guerra. Porque essa guerra na qual V. Exª. tanto insiste, não vai destruir só o Iraque, vai causar mais estragos, talvez até maiores, em várias economias do terceiro mundo. Deixe o Sadam Hussein para lá, ele não vai viver para sempre. Mas as conseqüências dessa guerra podem ser irreversíveis. Sei que V. Exª. não tem um coração de pedra e vai pelo menos pensar um pouco mais.

Abraços, de um insignificante brasileiro.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui