Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Uma mensagem na garrafa -- 08/03/2003 - 15:50 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nenhum homem é uma ilha;
Nenhum deles está só.
A alegria de cada homem me contagia;
A dor que cada um sente me corrói.
Precisamos uns dos outros,
Assim, hei de defender
Cada homem como se um irmão fosse;
Cada um como se fora um amigo fiel.

Nenhum Homem é uma ilha, isolado em si próprio.
A morte de qualquer pessoa me diminui
Porque estou envolvido com a Humanidade.
Portanto, nunca perguntes por quem os sinos dobram:
Eles também dobram por ti .”
(John Donne)

Sim todos nós somos como pequenas ilhas e nossas famílias são como arquipélagos, cada ser humano é uma ilha isolada e distante dos outros, com uma enorme quantidade de água os separando. Nos sentimos todos sozinhos, distantes, por mais amigos que possamos ter a nosso volta e por mais coisas que possuímos.
Muitos de nós escrevemos mensagens de socorro que colocamos em garrafas e atiramos ao mar para que alguém venha nos salvar dessa imensa solidão, somos todos como náufragos perdidos em ilhas desertas, somos todos pessoas que se sentem perdidas,mau compreendidas e desamparadas em busca de uma salvação.
Todo homem (e toda mulher) é uma ilha porque acha que só encontra em si mesmo a verdadeira proteção, porque se sente sozinho(a) mesmo quando parece ter tudo que precisa, porque chora diante de si mesmo(a) quando não sabe se o que está fazendo é certo ou errado, porque se desespera quando não sabe que caminho tomar, todo homem ou mulher será uma ilha enquanto não souber pedir ajuda e atirar mensagens em garrafas por todo o mar.
Certo dia escrevi uma mensagem, coloquei numa garrafa e atirei ao mar e enquanto os anos passavam eu percebi que somente a esperança de que alguém me encontrasse é que me mantinha vivo.
Porém, certo dia de manhã, uma manhã como outra qualquer em minha vida eu fui à praia caminhar e lá estavam elas, eram outras milhões e milhões de garrafas na areia com mensagens iguais a minha, sim todas elas também pediam socorro como eu pedi.
Não estamos sozinhos em nossa solidão, muitas pessoas também se sentem naufragas solitárias como eu e é isso que nos aproxima ou nos separa, muitas pessoas estão à procura de um lar e é isso que nos diferencia e nos iguala.
Para ser uma ilha não é preciso apenas solidão, é preciso ter perdido a fé e a esperança, basta fechar o coração e esquecer do amor, assim as águas te cercam rapidinho e você vai ficando cada vez mais distante do continente.
Deixamos de ser uma ilha quando abrimos os olhos e enxergamos as pessoas a nossa volta, com suas feridas e com seu sorrisos, com sua inocência e a sua ganância, com sua simplicidade e sua sabedoria, quando deixamos entrar dentro de nós, bem lá no fundo mesmo, o amor que as pessoas que nos amam de verdade sentem por nós.
Já não sou mais uma ilha, fui resgatado da minha solidão e libertado da prisão que construí em volta de mim, aprendi a construir pontes até o continente e essas pontes se chamam fé, esperança e amor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui