Usina de Letras
Usina de Letras
264 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Psicólogo Mal - Humorado Do DETRAN - PR -- 04/11/2003 - 16:59 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Psicólogo Mal - Humorado Do DETRAN - PR
( Conto Baseado Em Fatos Reais )

Meu nome é Carolina , tenho 29 anos , sou formada em Letras e gostaria de relatar para vocês um fato que aconteceu comigo no ano de 2001 .
Um dos meus sonhos sempre foi aprender a dirigir , por isto naquele ano , decidi me matricular em uma escola de formação de condutores . Durante o curso , fiquei sabendo que precisaria fazer vários testes , entre eles : médico , psicotécnico e prático .
Em apenas uma semana de curso , tomei conhecimento , que já deveria fazer alguns testes . Primeiro , foi o exame médico , que não foi complicado . Mas , depois veio o exame psicotécnico , que na minha opinião foi mais difícil que o meu vestibular para Letras da UFPR .
Como tive meningite quando tinha 4 anos , sempre tive dificuldade para desenhar e principalmente para fazer cópias de desenhos já feitos .
No teste do DETRAN - PR , primeiro tive que desenhar alguns objetos , copiar alguns , fazer risquinhos e escrever uma redação .
Fui reprovada , pois o teste foi um desastre total .
Então , fiquei sabendo que por causa desta minha reprovação , eu teria que marcar uma entrevista e um novo teste com um dos psicólogos do Detran - PR
Até que chegou o grande dia da entrevista ...
Primeiro , cheguei até o DETRAN- PR e esperei na sala de espera ...
Até que uma criatura estranha , que estava no balcão , me chamou , assim :
- Carolina !
Então , me aproximei e educadamente , falei :
- Prezado senhor , Carolina sou eu ...
Assim , este ser estranho , saltitou e me deu uma bronca deste jeito :
- Entre na sala rápido ! Que lentidão é esta ? Entre logo na minha sala !
Esta criatura nervosa , parecia ter saído de um programa de humor :
Este ser era uma criatura do sexo masculino , porém efeminado ( não tenho nada contra gays ) , que usava : uma calça jeans muito justa , camiseta rosa , um brinco de flor na orelha esquerda e unhas esmaltadas com esmalte transparente.
Bem , não foi difícil adivinhar , que esta criatura era um dos psicólogos do DETRAN - PR .
Ao entrar na sala deste psicólogo , ele me falou :
- Sente - se , logo ! O que você está esperando ?
Então , me sentei e a primeira coisa que vi na sua mesa , foi o seu nome :
LUÍS OTÁVIO .
Assim , pensei comigo mesma , sem falar nada ao psicólogo afetado :
- Luís Otário , isto sim !
Após , me sentar , ele falou comigo em voz alta , deste jeito :
- Seu teste foi o pior teste que vi em toda a minha vida ! Você não tem coordenação motora , não tem concentração e nem raciocínio !
Então , assustada com a falta de educação do rapaz , eu espirrei .
Assim , o psicólogo continuou :
- Acho que você tem sérios problemas intelectuais , você tem o Q. I . muito baixo .
Naquele momento , espantada com a fúria daquele ser , eu tossi sem querer .
Então , ele perguntou :
- Você deveria voltar para o jardim da infância para aprender a desenhar . Por que você desenha tão mal , menina ?
Assim , eu respondi :
- Bem , na verdade , eu sempre tive dificuldade para desenhar desde os cinco anos de idade .
Porém , ele indagou , deste jeito :
- Desde que idade você vai a escola ? Você fez jardim da infância ?
Então , eu respondi :
- Estudo desde o maternal , quando tinha quatro anos de idade .
Com estas palavras , o psicólogo perguntou :
- Aqui na ficha está escrito que você fez faculdade de Letras na UFPR , isto é verdade ?
Assim , eu afirmei :
- Sim , é verdade !
Então , ele disse , com um sorriso irônico :
- Sorte sua que não tinha desenho , no seu vestibular , se não você estaria frita !
Depois disto , sem querer , dei um soluço .
Deste jeito , ele fez outro comentário :
- Pior que os seus desenhos foi a sua redação sobre o tema pedido . Tudo porque você escreveu uma poesia , e , poesia não é Literatura .
Assim , assustada com a ignorância do psicólogo , afirmei :
- Poesia é Literatura e eu não fugi do tema .
Desta maneira , o rapaz mal - humorado , decidiu mudar de conversa e falou :
- Na sua ficha está escrito que você está desempregada e não é difícil saber a verdadeira razão : problemas intelectuais .
Me senti muito humilhada depois desta frase , mas decidi que não iria discutir e nem brigar com criatura tão grosseira .
Após , falar isto , este ser mal - amado , me deu um outro teste de cópias de desenhos .
Além de não saber desenhar , eu estava muito nervosa com as agressões verbais daquela criatura e fui péssima nesta prova .
Depois , que sai desta prova e deste interrogatório infernal , cheguei em casa e chorei muito , pois me achei a criatura mais burra do universo .
Após esta depressão procurei conversar sobre o assunto com especialistas e amigos . Muitos especialistas conceituados reprovaram a atitude deste psicólogo e afirmaram que os testes utilizados pelo DETRAN - PR estão ultrapassados e que não são capazes de julgar a intelectualidade de ninguém .
Meus amigos falaram que o psicólogo me tratou mal porque , provavelmente ele teve um péssimo dia , ou , talvez porque ele tivesse alguma frustração e quisesse descontar em mim naquele momento .
O mais interessante , é que descobri , alguns meses depois , que este mesmo psicólogo tratou mal alguns parentes de conhecidos meus .
Bem , dois anos se passaram e eu me pergunto :
- Será que estes testes psicotécnicos ultrapassados , ainda são usados no DETRAN - PR ?
- Será que aquele psicólogo grosso continua trabalhando lá ?
- Por que ele me tratou com tanta grosseria ?
E , você , leitor o que acha disto tudo ?

Luciana do Rocio Mallon .

fadapoesia@yahoo.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui