Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Guarani, a guerra e a condição humana -- 27/03/2003 - 17:18 (José Ronald Cavalcante Soares) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No sistema de som ambiente, tangentes, acordes da protofonia de o Guarani...Enquanto dedilho o teclado do computador, notícias dispersas: a guerra do Iraque, o retorno de Roriz ao Buriti, os preparativos da seleção brasileira para o amistoso de Lisboa, o próximo Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em Interlagos... Gira a roda da vida...correm os minutos...decolam os anos... e a gente vai vivendo como Deus permite.
Tenho ao meu redor, centenas de processos esperando as minhas decisões, as propostas de voto, o exame dos pressupostos de admissibilidade que são bem delienados e restritos nos casos de recursos de revista.
Mas, não estou para falar de coisas técnicas. Preocupa-se, agora, o exame perfunctório das acontecências militares e belicosos do Oriente Médio, o mesmo antagonismo bomba x ajuda humanitária, que causa espanto aos analistas mais frios.
A vida cotidiana, na verdade, é um mosaico, um caleidoscópio de multifacetados desenhos coloridos onde a humanidade exibe os seus contrastes e as suas espantosas diferenças.
A propósito da guerra e da sua banalidade quando vista através da TV, um colega comentava ontem: "eu estava em minha cidade, comendo churrasco, bebericando com o meu irmão que aniversariava e, naquela paz doce da comemoração, entre estonteados e aflitos, víamos pela CNN os horrores da guerra. Na hora, era como se aquilo fizesse parte de outro mundo que não o nosso, mas, ao sair dali, na solidão do meu quarto, percebi que as visões tinham penetrado fundo no meu íntimo, roubando-me a serenidade, trazendo-me um grande enfado de ser humano".
E eu fiquei cismando longamente sobre aquelas reflexões...de repente, tomei ciência da noite que se instalara sobre Brasília... e eu nem tive tempo de ver o por-de-sol.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui