Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->18. O CAMINHO DA PRECAUÇÃO -- 19/06/2002 - 06:01 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

As incongruências do mundo atual favorecem tremendamente o descarte das boas atitudes, em favor de prendas socialmente reconhecidas como ideais. A domesticidade do homem se torna um disparate, diante de sua necessidade de, cada vez mais, ter de haurir seu sustento sobre bases sociais amplas. Não se pense que os fatores de progresso da humanidade tenham sido desenvolvidos em vão. Absolutamente não. Quem tiver o senso crítico desenvolvido pode perceber facilmente a verdade de nossa assertiva. Há, entretanto, que considerar que massa cada vez maior de informações absorve a atenção dos homens, impelindo-os para o seu refúgio de paz e segurança. O homem vê o mundo com olhos temerosos do porvir, mas olhos de cego, pois não quer ver as verdades que são pregadas e propagadas constantemente pelo espiritismo.

Os veículos de comunicação de massa apregoam incessante e implacavelmente os benefícios materiais de vida regalada no consumo dos produtos propostos. Ora, essa incoerência que se nota entre o medo e o aproveitamento, no estrito interesse pessoal de quem propõe, de quem veicula e de quem aceita, não poderia deixar de ter reflexos negativos no comportamento espiritual de cada um. A miséria humana, contrastando com a vida regalada, acentua sobremaneira, no modo de ver do homem, tendência a fixar os valores materiais como bens definitivos, que devem absorver todos os seus momentos de luta. A consciência adormece em tranqüilidade perigosa, passando o homem a agir somente segundo impulsos condicionados.

Quebrar essa rotina absurda não é tarefa pequena, pois a poluição mental, advinda do abuso de todos os recursos audiovisuais, atinge os escaninhos mais íntimos da personalidade, atacando todos os centros de vida espiritual: a inteligência, a vontade, a memória, os tecidos sensoriais, o centro nervoso. Quem tiver um pouquinho que seja de discernimento deve alertar os companheiros, seja no trabalho, seja no estudo, na oficina e no lar.

Os que estão envolvidos no processo, usufruindo lucros com ele, serão chamados espiritualmente, pois haverá divulgação maciça dos males que estão acarretando aos homens. Essa publicidade não é confeccionada sem o conhecimento exato dos males, mas o que é preciso despertar é a consciência de cada um para a verdade de Deus, a qual proíbe, terminantemente, a manipulação do espírito humano pelo próprio homem, escravizando-o a seus desejos. Se cada ser agisse por amor do próximo, todos esses males seriam evitados. É preciso, portanto, palavra de esclarecimento, palavra que seja ouvida por todos os homens, até que se forme corrente fluídica de alto grau de positividade, para que o homem possa dispensar o concurso dos meios eletrônicos, para ter a consciência livre para discernir entre o certo e o errado.

Homens de boa vontade, em suas mãos o trabalho. Desfraldem sua bandeira de fé e entronizem no poder temporal os desejos sadios da benquerença e do desapego aos bens materiais. Tugúrio modesto, com mobiliário simples, alguns livros e provisão moderada de alimentos é tudo que se requer para vida plena no amor de Jesus. O importante é fazer desabrochar no coração as virtudes evangélicas pregadas pelo Cristo. É preciso desenvolver a capacidade de orar contritamente, por amor do semelhante e de Deus. Os bens consumíveis, por sua natureza, aos poucos, substituir-se-ão por bens imperecíveis e cada qual saberá agradecer a Deus por todas as bênçãos e dádivas recebidas. O sofrimento se atenuará e vocês poderão, capitulados os apetites carnais nessa guerra santa, reaver os tesouros incalculáveis que perderam um dia.

São vocês, homens, seres privilegiados. Saibam reconhecer isso e serão bem-aventurados. A quantos renegarem o caminho do mal, ser-lhes-ão destinadas as flores imarcescíveis dos canteiros de Deus.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui