Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->5. SIMPLICIDADE: CAMINHO PARA A REDENÇÃO -- 01/07/2002 - 06:41 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Aos homens simples, cabe observar os mandamentos da lei de Deus que a Igreja há tanto tempo vem preconizando. Essas leis são as Tábuas de Moisés, figuradamente, as tábuas da salvação dos orgulhosos da simplicidade, dos jactanciosos da pequenez.

O livre-arbítrio possibilita aos encarnados e desencarnados escolha de acordo com seus desideratos; por isso, muitos regressam ao mundo corpóreo sob formas não complexas, simplificadas intelectualmente, na esperança e, às vezes, na ilusão de que os trabalhos mais rudimentares possam oferecer-lhes progressos mais rápidos, uma vez que serão humilhados constantemente, necessitando cumprir ordens, precisando rojar-se ao solo e lamber os pés aos poderosos. Seria ensinamento precioso, se ocorresse desse modo. No entanto, uma vez investidos de sua organização corpórea, os homens passam a agir de acordo com as circunstâncias que os envolvem, acomodando seu procedimento a subserviência passiva, portanto, inconsciente, de forma que se perde o intuito pré-carnal de obtenção de certos valores morais que faltavam ao espírito.

Todos esses fenômenos psicossociais são regidos, como se vê, por razões de ordem espiritual. O desequilíbrio que se nota corresponde, na realidade, a distorção no âmbito da relações sociais, já que se acendem desejos de grandiosidade, quando se vêem de posse do corpo material. Uma vez predispostos a recuperarem o que julgam ter perdido, passam a aspirar às posições ocupadas por outros, dando-se, por conseguinte, ensejo para que se estabeleçam lutas sociais, que podem assumir proporções revolucionárias de sedições coletivas.

Ao homem simples, cabe ser simples. Para isso, deve preocupar-se com servir a Deus, antes e acima de tudo, compreendendo que sua missão na Terra é de progresso moral. Nós não estamos preocupados com os aspectos sociais que possam advir dessa nossa recomendação. Sabemos que espíritos argutos poderão acusar-nos de estarmos planejando manter o “status quo”. Nada mais supérfluo e errôneo: supérfluo porque é análise do ponto de vista dos encarnados; errôneo porque não considera como premissa que foi o espírito quem decidiu pela sua estrada de vida.

Ressalvado o aspecto negativo que se poderia atribuir às nossas considerações, passemos às implicações de caráter meramente moral.

Ao homem simples, cabe obedecer a Deus e atender aos reclamos espirituais. Quando se sentir reconhecido pelas tarefas que lhe são propostas, facilmente transporá as barreiras das incompreensões, ganhando raciocínio mais lúcido, descortino e visão realista da existência. Desse modo, haverá verdadeiro progresso, capacitando-se o espírito a prosseguir em sua jornada rumo ao bem eterno.

Como se pode observar, a simplicidade é falácia, engodo. Na verdade, o que existe é apenas caminho para a redenção. A criatura de Deus é ser muito complexo, que transita pelos espaços qual Proteu, diversificando suas formas, segundo as necessidades que vai adquirindo em sua existência. Vestir ou desvestir um corpo representa meio de atingir a verdade, sem reflexos danosos quanto à natureza do ser, que permanece inalterado em sua essência, já que foi criado à semelhança do Criador.

Estas concepções vocês devem integrar aos seus conhecimentos do mundo carnal e do espiritual, para que estejam prontos para entender as transformações que se preparam para o planeta. O tempo é chegado das grandes decisões. Os que mantiverem o coração alerta, a mente purificada, a consciência tranqüila, nada sofrerão, pois terão extrema facilidade em adaptar-se à nova situação. Os outros, porém, os que endurecerem em seu egoísmo, nada mais vendo senão a si mesmos e a seus interesses, a estes será dificílimo atender as ordens do Pai, rebelando-se quais anjos decaídos.

A rapacidade tomará conta de pátrias inteiras e as hordas de malfeitores devorarão as riquezas longamente acumuladas pela humanidade, em preparação inconsciente de sua flagelação, pois, quando tudo ao redor estiver derribado, eles se devorarão, como exércitos de endemoninhados. O espetáculo será dantesco. Sua imaginação nunca foi capaz de criar quadros tão tenebrosos quanto os que esperam por vocês. Serão vocês mesmos testemunhas de nossas advertências, caso não lhes tocarem as nossas palavras. Adquiram, desde já, a certeza da vitória sobre os vícios, sobre os males, procedendo com correção, auxiliando o irmão que está na ignorância das catástrofes que se prenunciam.

Irmãos, a paz esteja com vocês! Que intensa luz de amor os abençoe! Que sua alma se erga súplice para Deus, rogando por vocês mesmos e pela humanidade! Ainda há tempo para os que renegarem a maldade e instituírem a fé como princípio fundamental de suas vidas. A existência clama por seus trabalhos. Atendam, pois, e confortem os corações com os maravilhosos ensinamentos de Jesus. Aguardem o seu retorno com alegria e esperança, mas não se esqueçam de que de vocês, e só de vocês, depende a salvação da humanidade.

Maciel.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui