Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CONFISSÕES DE UMA GELADEIRA - (Nutrologia) -- 08/11/2000 - 17:39 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONFISSÕES DE UMA GELADEIRA



* Márcio Filgueiras de Amorim



22:00 horas - Marlene, 23 anos, se achando gordinha está fazendo uma dieta só de frutas. Vem pé ante pé, surrupiar o que restou do macarrão do almoço.



22:30 horas - Sr. Romão, 58 anos, diabético, sucumbe diante de boa porção da musse de chocolate com refrigerante.



23:00 horas - Sra. Bárbara, 55 anos, colesterol alto, devora torresmos que sobraram do final de semana.



A Geladeira - Sou uma robusta e eficiente geladeira com 3 anos de idade. Armazeno e conservo gelados os alimentos da família Silva. Meu drama, atual, é que por aqui todos estão de dieta. Acham que trabalho menos ? Ledo engano, meu termostato quase não tem dado conta. O que não comem de dia, descontam, me atacando à noite, às escondidas.



A Geladeira - Basta! Gostaria tanto de lhes poder falar. Se eles me escutassem eu gritaria: “DIGAM NÃO À DIETA”. O que precisam é de uma reeducação alimentar. Desenvolvam hábitos saudáveis de alimentação e de vida. Aprendam que alimentos saudáveis bem feitos são muito saborosos. Dietas exóticas e dramáticas não se consegue fazer por muito tempo. Precisamos alimentar de forma saudável por toda a vida.



A Geladeira - Ronronando naquele barulhinho típico de geladeira: Ah! Como gostaria que me escutassem. Muita verdura, legumes variados, combinação de cereais (aveia, arroz, trigo, milho, cevada, centeio, painço, trigo-sarraceno, etc.) sempre que possível integrais, com leguminosas (feijões, soja, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, etc.). Sementes (abóbora, girassol, linho, gergelim, pinhões, etc.) Pouca gordura, preferindo quando usar azeite de oliva ou óleo vegetal. Pouco açúcar, quando necessário usar mel, açúcar mascavo ou rapadura, mesmo assim o menos possível. Pouca carne vermelha, dando preferência à carne branca (aves e peixes). Combinado com exercício físico moderado, mas diário. Tudo isto temperado com muita alegria de viver e felicidade. Pois como se sabe, há muito tempo, mente e corpo são, é o maior objetivo.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nossa sugestão de próximo texto:



" A Dieta da Vida "



@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui